14/02/2019
Atualizada: 14/02/2019 18:42:29


Os/as ex-reitores/as da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (14), com a diretoria da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) e com a coordenação geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), para dialogar e elaborar uma carta-manifesto direcionada à reitora Valéria Correia, pedindo que se abstenha de retirar as rubricas dos servidores até a conclusão dos procedimentos administrativos.

Durante a reunião, o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, explicou que o manifesto é um esforço político, apelando à sensibilidade da gestão da Ufal, para que surta o efeito pretendido. “Esperamos que um documento como esse, subscrito pelas pessoas que de alguma forma passaram por situações semelhantes, talvez, passe para a gestão da universidade a percepção de que precisa reavaliar isso”, disse.

O texto frisa a importância de defender a autonomia da universidade e de seus servidores, principalmente levando em consideração o atual cenário por que passa o país, que coloca a universidade e toda comunidade acadêmica como alvos de grande regressão.

“No momento em que nós vivemos no país, onde nós já temos uma defasagem salarial que vem de alguns anos sem haver a reposição, retirar qualquer ganho que o funcionário ou o servidor da universidade teve durante esses anos através de ações judiciais, seria extremamente grave para a instituição, pois o maior patrimônio que a Universidade Federal de Alagoas tem são os seus cérebros, são seus funcionários, professores e alunos”, relatou o ex-reitor Rogério Pinheiro, que assinou o documento mas precisou se ausentar da reunião devido a um compromisso pessoal.

Também participaram da reunião os (as) ex-reitores (as) Delza Leite Goes Gitai, Fernando Cardoso Gama, Eurico de Barros Lobo Filho, e Ana Dayse Rezende Dorea; os coordenadores gerais do Sintufal, Evilázio Freire e Davi Fonseca, a vice-presidenta da Adufal, Ana Maria Vergne, o tesoureiro da Adufal, Ailton Galvão, a primeira-secretária da Adufal, Maria Aparecida de Oliveira, o diretor de Divulgação e Imprensa da Adufal, Amauri Barros, os coordenadores de finanças do Sintufal, Roselma Santos de Souza e João Borges, e o advogado da Adufal, Flávio Pinheiro.

Inicialmente, as entidades solicitaram uma audiência com a reitoria da universidade para esta quinta-feira, às 10h30. Contudo, devido a outros compromissos previamente agendados, conforme justificativa apresentada, o gabinete da reitoria agendou a reunião para às 15h, o que ocasinou conflito de agenda entre os participantes. Por esta razão, a reunião ocorreu na sede da Adufal e o documento foi assinado entre os presentes para ser encaminhado no horário vespertino. 

Confira a carta na íntegra aqui.

Fonte: Karina Dantas/Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail