31/01/2020
Atualizada: 07/02/2020 16:23:29

Primeiro encontro com a recém empossada gestão da Ufal ocorreu nesta quinta-feira (30). Foto: Rebecca Bastos/Ascom Adufal

Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e da Associação dos Trabalhadores da Ufal (Atufal) participaram, nessa quinta-feira (30), de uma reunião com o recém-empossado reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e com a vice-reitora, Eliane Cavalcanti. O encontro, realizado no gabinete da Reitoria, foi um primeiro contato entre a nova gestão e as entidades que representam os docentes e técnicos da universidade.

Segundo o presidente da Adufal, Jailton Lira, a expectativa é a melhor possível para o quadriênio 2020-2024. “A atual gestão se apresentou como um grupo muito mais equilibrado, temos nutrido uma relação respeitosa, institucional e produtiva, sempre pensando nas necessidades e demandas das pessoas que fazem a instituição funcionar”, ressaltou o professor.

De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a proposta do encontro foi discutir posicionamentos e analisar a conjuntura para traçar planos. “Com muita satisfação fizemos a nossa primeira agenda oficial, como a 14ª gestão da Ufal, e recebemos aqueles que zelam pelos nosso direitos. Convidei todos para uma conversa franca e aberta porque estamos em um momento ímpar, de transição e descoberta, mapeando a real situação da universidade”, disse o reitor.

Também presente na reunião, o coordenador geral do Sintufal e presidente da Atufal, Paulo Jorge Omena, destacou a importância de manter uma relação entre gestão e sindicatos que tenha o diálogo como norte. “Esperamos que possamos trabalhar juntos em prol de servidores, técnicos e docentes, e que a gente mantenha esse nível de comunicação, sempre com a porta aberta, durante toda essa gestão”, explicou.

“Esse é um primeiro momento de vários outros. Acreditamos que a universidade é constituída na base da negociação, das ponderações e, acima de tudo, do interesse institucional. Compreendemos o papel dos sindicatos e das associações na defesa dos servidores como um todo. Estamos aqui para escutá-los e defender o nosso maior patrimônio – o patrimônio humano”, afirmou a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, ao reafirmar o compromisso da gestão com a construção de uma universidade cada vez melhor.

O presidente da Adufal, Jailton Lira, aproveitou a reunião para reapresentar reivindicações feitas pela categoria docente e reafirmar o compromisso da direção da entidade na luta pelo cumprimento dos direitos da classe. “Vamos continuar batalhando para conseguirmos resultados sobre a Resolução nº 27/2019  do Conselho Universitário que anulou todos os processos administrativos das rubricas judiciais, a implantação dos 47,94% referente ao reajuste decorrente da variação do Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM), o direito à progressão da carreira sem quebra dos interstícios, além de melhores condições de trabalho para as ações de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Em sua fala durante a reunião, a ex-presidente da Adufal Alba Correia, que integra a coordenação do Núcleo dos Aposentados da entidade, pontuou a necessidade da inclusão e participação dos aposentados em um momento político como o atual. “Nós acreditamos na unidade e no compromisso, e entendemos que a presente gestão está querendo trilhar esse caminho conosco. Em um momento em que diversos fatores ameaçam a vida da universidade pública no Brasil, nós queremos uma gestão de esperança para garantir a função social da Ufal”.

Outros integrantes da diretoria da Adufal também se fizeram presentes, como a vice-presidenta, Sandra Lira,  a diretora de Divulgação e Imprensa, Tânia Voronkoff, a diretora de Política Cultural, Rosângela Reis, a diretora suplente de Política Cultural, Terezinha Ataide, o vice-tesoureiro, Altair Marques, e o secretário-geral, Francisco Pereira.

Fonte: Rebecca Bastos/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail