07/02/2020
Atualizada: 07/02/2020 16:33:53

Da esquerda para a direita, a diretora de Política Cultural, Rosângela Reis e a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, durante o Congresso do Andes-SN.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) está marcando presença no 39º Congresso do Andes-SN, que ocorre desde o dia 4 de fevereiro até este sábado (8), em São Paulo.

A vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, está representando a entidade como delegada pela diretoria, enquanto a diretora de Política Cultural, Rosângela Reis e o professor Osvaldo Batista, que é integrante do Conselho de Representantes da Adufal, estão participando como observadores.

O evento contou com debates sobre conjuntura e movimento docente, luta por carreira, dedicação exclusiva e orçamento, além do lançamento da edição 65 da Revista Universidade e Sociedade. As diretoras da Adufal também participaram da Convenção do Renova Andes.

Congresso do Andes-SN ocorre de 4 a 8 de fevereiro, em São Paulo.

Renova Andes

O Renova Andes defende posições dentro do Congresso do Andes no sentido de que o sindicato se aproxime mais de suas bases, organizando a pauta de reivindicações dos professores e a luta para defender a universidade pública, gratuita, democrática, laica e com compromisso social.

“Diante do avanço do obscurantismo terraplanista e do fundamentalismo religioso nas estruturas públicas da Educação, Ciência e Tecnologia; diante das contrarreformas do governo federal que tentam destruir os Direitos Sociais, as políticas públicas sociais, o setor público e os trabalhadores do serviço público, só nos cabe organizar a luta com muita firmeza e de forma unificada com todos os setores atingidos. O Andes não pode agir de forma isolada, mas em conjunto com estudantes, todas as demais categorias atingidas e sobretudo a população”, relatou a vice-presidenta Sandra Lira.

O Fórum Renova Andes lançará uma chapa à Diretoria do Andes, encabeçada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Celi Tafarell, com o objetivo de dar novos rumos ao sindicato, aproximá-lo das demais categorias e grupos sociais que estão sendo atingidos e que precisam reagir, unificar o setor da Educação Pública e Servidores Públicos num grande movimento nacional, entre outros objetivos.

As eleições para a diretoria do Andes ocorrem em maio deste ano. O professor da Ufal e ex-tesoureiro da Adufal, Ailton Galvão, participará da composição da chapa Renova Andes concorrendo para o escritório Regional Nordeste III.

“Estaremos engajadas e apoiando a professora Celi Tafarell, tanto por sua longa história de lutas, quanto por sua capacidade de agregar e ampliar, para que o Andes e suas ADs em cada Universidade somem com a UNE, a FENET, a FASUBRA, a CNTE, o SINASEF e todas as organizações da juventude popular, em defesa da Educação Pública, da Universidade Pública, da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sinto-me muito confortável porque a professora Celi Tafarell é uma referência para mim de aprofundamento teórico e luta social desde a graduação”, declarou Sandra Lira.

A diretora de Política Cultural, Rosângela Reis, destacou a importância da presença do professor Ailton Galvão na chapa Renova Andes. "Ele é um lutador histórico do movimento docente e poderá contribuir muito com o debate na Regional 3. A Ufal estará muito bem representada nessa nova diretoria do Andes, pois temos muita expectativa nessa vitória”, disse.

 

 

 

Fonte: Ascom Adufal

Professor Osvaldo Batista, integrante do Conselho de Representantes da Adufal, participou do Congresso como observador.
Professor Osvaldo Batista, integrante do Conselho de Representantes da Adufal, participou do Congresso como observador.
Congresso do Andes-SN ocorre de 4 a 8 de fevereiro, em São Paulo.
Congresso do Andes-SN ocorre de 4 a 8 de fevereiro, em São Paulo.

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail