27/07/2020
Atualizada: 28/07/2020 15:30:12


Em assembleia geral online realizada na manhã desta segunda-feira (27), a base docente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) definiu que os professores Ricardo Coelho (ICHCA) e Lucas Lima (Sertão) serão os observadores que participarão do 8º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (CONAD) Extraordinário do Andes-SN.

Na segunda chamada, realizada às 10h30, foi registrada a presença de 62 associados/as, o que impossibilitou a definição de delegados para o CONAD, pois não havia quórum suficiente para a deliberação, considerando o Art. 16 do Regimento da Adufal.

O presidente da Adufal, Jailton Lira, guiou a reunião apresentando inicialmente os pontos de pauta e logo depois abriu espaço para inscrição de falas dos/as associados/as. Após a definição dos observadores, foi realizado os informes jurídicos, em que o presidente da Adufal relatou sobre a reunião jurídica nacional que ocorreu no dia 22 de julho, em que participou junto com a advogada Ilana Cavalcanti, entre outros informes. 

Os docentes também fizeram sugestões de outros assuntos, tais como: repercutir mais notícias do Andes-SN e informações sobre o CONAD no site da Adufal; realizar um calendário de assembleias; convocar uma assembleia para tratar exclusivamente da possibilidade de Ensino à Distância e trabalho remoto; entre outras.

Ainda na reunião, o presidente da Adufal reafirmou que a assembleia sobre questões de ensino remoto e à distância será realizada em paralelo ao aprofundamento dos debates sobre o tema no âmbito do Conselho Universitário (Consuni) e das comissões especiais que foram criadas para tratar do assunto.

Sobre o CONAD
8º CONAD Extraordinário ocorrerá virtualmente nos dias 30 e 31 de julho de 2020 e terá como tema “Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional”. 

Diante do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, todos os eventos presenciais do Sindicato Nacional foram adiados. Também foi suspenso por tempo indeterminado, pela Comissão Eleitoral Central do ANDES-SN em acordo com as chapas inscritas, o processo eleitoral que escolheria, em maio, a diretoria do ANDES-SN para o biênio 2020-2022.

Em 14 de maio, em reunião da Diretoria Nacional, foi deliberado pela prorrogação do mandato da atual diretoria, Gestão 2018-2020, por um período de até 90 dias podendo ser prorrogado por mais até 90 dias.

Após reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais do ANDES-SN (Ifes e Iees/Imes), decidiu-se pela realização do Conad extraordinário para debater e referendar a prorrogação do mandato.

Clique aqui para acessar o Caderno de Textos do 8º CONAD Extraordinário.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail