31/08/2020
Atualizada: 31/08/2020 17:31:51


Por maioria, os/as docentes que participaram da assembleia geral online da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), realizada nesta segunda-feira (31), se posicionaram a favor do ensino remoto na Ufal, levando em conta as considerações apresentadas pela diretoria da entidade na assembleia, e dispostas ao final desta matéria.

A reunião, iniciada por volta das 9h30, foi realizada através da plataforma online Google Meet e se estendeu até às 14h10, havendo apresentação das pautas pela mesa diretora e discussão sobre o tema pelos associados e associadas.

Ao final, foi realizada a votação de três propostas que foram feitas ao longo da assembleia, resultando na contabilização de 101 votos pela aprovação do ensino remoto na Ufal, com as considerações da diretoria e da base docente, 22 votos pela não aprovação do ensino remoto, e 52 votos para suspender a proposta de ensino remoto e realizar um diagnóstico após retomar o debate no Conselho Universitário (Consuni).

O resultado e as discussões dessa assembleia serão apresentados pela Adufal, nesta terça-feira (1), na reunião do Consuni que tem como pauta o ensino remoto na Universidade. A assembleia teve a participação de 250 pessoas, sendo este número o limite estabelecido pela plataforma online.

“A Adufal procurou democratizar ao máximo o debate sobre o tema do ensino remoto, ouvindo e discutindo com sua base ao longo desse tempo em 6 plenárias virtuais e uma assembleia geral. A partir da deliberação da categoria tomada hoje, iremos sistematizar as propostas apresentadas e fazer as proposições devidas no âmbito do Conselho Universitário, bem como apresentar uma minuta específica de resolução sobre a carga horária docente, procurando assegurar a garantia dos direitos para o conjunto dos/as professores/as nesse momento de absoluta excepcionalidade que estamos atravessando. A categoria está de parabéns pela riqueza dos debates”, afirma o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Outras propostas apresentadas na assembleia devem ser encaminhadas para o e-mail da entidade até as 17h desta segunda (31), pois serão sistematizadas, divulgadas e apresentadas ao Consuni pela representação sindical.

Considerações da diretoria ADUFAL sobre Ensino Remoto na UFAL

1 - Ensino Remoto é entendido como algo provisório, de caráter excepcional;

2 - O acesso universal dos estudantes à internet se constitui pressuposto central para sua realização;

3 - A Instituição deve fornecer as condições tecnológicas necessárias aos docentes e aos estudantes: cursos de formação continuada para docentes, tutoriais para estudantes, plataforma virtual oficial;

4 - A instituição deve assegurar as condições de trabalho e uso da plataforma: segurança jurídica aos docentes, proteção da privacidade e propriedade intelectual dos docentes;

5 - Adoção pela instituição de plataforma de software livre, onde há maior transparência e possibilidade de controle e registro da instituição sobre as atividades de ensino.

Para isso, devem ser levadas em consideração as seguintes condições:

Acesso ao código fonte, liberdade de desenvolvimento e adaptação às necessidades do usuário e de divulgação das cópias.

Adoção do conceito de cultura livre e ciência aberta, reprodutibilidade da produção intelectual.

6 - Aos docentes não devem ser atribuídas, em nível individual, responsabilidades fundamentalmente institucionais, tais como: definição da oferta acadêmica, número de turmas, disciplinas e de alunos por turma, componentes curriculares que podem ou não ser ofertados em ensino remoto, bem como a matrícula.

Tais atribuições pertencem ao CONSUNI, Colegiados de Cursos, PROGRAD, DRCA e não devem ser repassados aos docentes.

7 - Produção de Regulação da Carga Horária Docente durante a excepcionalidade do ensino remoto, que contemple na contabilização da CH total de cada componente curricular:

Hora-aula registrada para o componente curricular;

Hora de interação online docente/estudantes;

Hora atividade: período complementar de trabalho para desenvolvimento do componente curricular ofertado dedicado às atividades de estudo, planejamento, avaliação, formação continuada, debate e organização do processo educativo daquela unidade acadêmica ou curso(s) ao(s) qual(is) está vinculado/a o/a docente.

Fonte: Ascom Adufal

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