14/09/2020
Atualizada: 14/09/2020 14:38:30


Os professores e professoras que participaram da assembleia geral online da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), ocorrida na manhã desta segunda-feira (14), definiram os observadores para o 9º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (CONAD) extraordinário. Representarão a Adufal o professor Lucas Lima (Sertão) e a professora Joelma Albuquerque (Arapiraca).

A definição de delegados/as para o CONAD não foi possível devido à ausência de quórum mínimo na assembleia, por isso foram estabelecidos apenas os observadores.

Além disso, outras pautas foram discutidas na reunião, como formas de mobilização contra a reforma administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro, e também a minuta de resolução da Carga Horária Docente do Período Letivo Excepcional (CH/PLE).

“Essa proposta do governo é tão ameaçadora e tão grave que a gente precisa unificar forças e encontrar soluções, inclusive criativas, para explicar, junto à opinião pública, o quanto essa reforma administrativa é prejudicial, especialmente para o conjunto da população”, disse o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, durante a discussão sobre a reforma administrativa.

Ainda sobre esse ponto de pauta, associados da entidade sugeriram a construção de peças publicitárias contra a reforma administrativa em vídeo, áudio e imagens, para que circulem nos mais diversos meios de comunicação e mídias sociais, como forma de conscientização acerca da proposta do governo.

“A reforma administrativa está calcada em mentiras, ela está calcada em uma manipulação proposital. A principal manipulação é a de que o serviço público onera os cofres, que é uma mentira para os estudos que mostram que os gastos com o serviço público no Brasil sequer alcançam gastos efetuados em outros países”, relatou o professor Lucas Lima.

Na discussão sobre a minuta da CH/PLE, a diretoria propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para aperfeiçoar a minuta inicial, proposta pela Adufal, regulamentando a carga horária docente no contexto da pandemia, a ser apresentada posteriormente ao Conselho Universitário.

O Grupo de Trabalho foi formado pelas professoras Rosângela Reis (Ctec), Irailde Correia (Cedu), Sandra Lira (Cedu), Joelma Albuquerque (Arapiraca) e Tânia Voronkoff (Penedo). Após as alterações, o texto será publicado no site da Adufal para eventuais contribuições da categoria, para depois ser apresentado ao Consuni.

“O que nós estamos fazendo aqui, enquanto sindicato, é propondo proteger e salvaguardar o docente, em caso da oferta da disciplina no período letivo excepcional. É fundamental que a gente tenha, enquanto docente e ofertando o ensino remoto, a garantia de que essa carga horária vai ser computada, definir como ela será computada para que ninguém faça um trabalho sem o reconhecimento formal”, explicou o professor do Centro de Educação (Cedu), Jailton Lira.

A assembleia iniciou após a segunda convocação, de 9h30 e finalizou por volta das 12h desta segunda (14).

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail