02/10/2020
Atualizada: 02/10/2020 15:10:23


Após reunião realizada nesta quinta-feira (1), a minuta de resolução que regulamenta a Carga Horária Docente durante o Período Letivo Excepcional (CH/PLE) foi apreciada pela base da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e protocolada junto à reitoria da Ufal nesta sexta-feira (2).

As reivindicações do documento serão discutidas em reunião com a gestão da Universidade e a entidade de classe solicitou que a minuta seja pautada na próxima sessão do Conselho Universitário (Consuni). O principal objetivo é de que a categoria docente desempenhe suas funções de forma a preservar a saúde física e mental, além de assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido neste período excepcional.

“Nosso compromisso é de conseguir que as reivindicações feitas pela base docente neste documento sejam acatadas em sua integridade pela Gestão da Universidade e aprovadas pelo Conselho Universitário. São regulamentações importantes e essenciais para que haja uma condição mínima de trabalho digno, considerando todas as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus”, relatou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Como não houve quórum suficiente para deliberações em assembleia nesta quinta (1), foram feitos apenas os informes e considerações acerca da minuta pelos que se fizeram presentes. A Primeira Secretária da Adufal, Esmeralda Moura, fez a leitura na íntegra do documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho formado na última assembleia do dia 14 de setembro

Durante a reunião foram apontadas questões especificas para incorporar ao texto e as mudanças foram feitas antes do protocolamento na Ufal. Confira nos anexos desta matéria. 

Informes

Durante os informes, o professor Jailton Lira falou sobre as ações que a entidade tem feito como forma de protesto contra a reforma administrativa, como a distribuição de faixas pela cidade, publicação e divulgação de matérias, publicação de posts explicativos nas redes sociais, entre outras mobilizações conjuntas com outras entidades sindicais do estado. Estão previstas outras ações maiores que estão sendo dialogadas junto aos sindicatos de Alagoas.

Ainda na pauta de informes, o professor Lucas Lima (Sertão), que participou como observador no 9º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (CONAD) Extraordinário, falou sobre alguns pontos discutidos no evento online, como a importância de cumprir a agenda de mobilizações contra a reforma administrativa, os ataques constantes contra docentes, e sobre o ensino remoto nas universidades.

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail