23/12/2020
Atualizada: 23/12/2020 15:40:24


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) ajuizaram Ação Civil Pública, nesta quarta-feira (23), com o objetivo de que seja corrigido o reajuste abusivo determinado pela Geap - Autogestão em Saúde, nos planos sem coparticipação para o ano de 2021.

A Adufal noticiou em outubro deste ano o reajuste da Geap para os planos Saúde Vida, em 45,58%, e Referência Vida, em 14,41%, conforme a Carta/GEAP/DIREX nº 149/2020. Na ocasião, as entidades de classe informaram que já estavam analisando juridicamente o caso, para em breve ajuizar demanda coletiva preventiva com o objetivo de evitar que se implemente, no início do próximo ano, insustentável situação para os servidores. 

O pedido é para que o reajuste tome como parâmetro o percentual adotado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais, já que a agência não tem ingerência direta sobre os reajustes implementados nos planos coletivos, ou, alternativamente, adote o valor da inflação apurada para o ano.

“Contamos com o senso de justiça do magistrado competente, para que se afaste o absurdo reajuste que impossibilita a manutenção, por muitos servidores, de seus planos de saúde, especialmente os mais idosos, que mais sofrerão com as alterações”, relata o presidente da Adufal, Jailton Lira.

A Adufal e o Sintufal acompanharão o processo e manterão os/as associados/as informados de quaisquer atualizações.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail