11/03/2021
Atualizada: 11/03/2021 15:57:33


Dando continuidade ao calendário de plenárias setoriais, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma reunião bastante produtiva com a base docente.

A plenária ocorreu de forma online e contou com a presença de professores/as das Unidades Acadêmicas (UAs) do Instituto de Matemática (IM), Instituto de Física (IF), Faculdade de Letras (Fale), Centro de Educação (Cedu) e do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA).

O principal objetivo das plenárias é ouvir a base docente e saber as individualidades e propostas de cada um/a no que diz respeito ao ensino remoto, para que posteriormente a Adufal possa apresentar as demandas para a gestão da Universidade, na tentativa de melhorar a experiência de todos/as.

Na ocasião, os docentes fizeram algumas propostas de acordo a pauta “avaliação sobre a experiência do ensino remoto e suas consequências”. Todas propostas foram anotadas pela secretaria da Adufal para, ao final das plenárias, serem apresentadas e discutidas com toda base docente em assembleia geral, marcada para o dia 23 de março.

Muitas propostas dos docentes foram no sentido de haver novos cursos de formação para ajudar em dificuldades específicas da categoria. Outra proposta foi de haver uma equipe disponível para tirar dúvidas e ajudar os docentes durante a ocorrência das aulas remotas, como uma espécie de monitoria.

“A gente entende que a avaliação não pode ser simplesmente uma constatação. A avaliação deve ser feita para nos apontar um norte. Para nos permitir um planejamento ou replanejamento. Constatar na avaliação se algo está bom, ruim, certo ou errado, é muito pouco para o que se propõe para o processo avaliativo. Principalmente quando nós estamos avaliando um processo educativo”, ponderou a Primeira-Secretária da Adufal, Esmeralda Moura, na abertura da plenária.

Na pauta sobre a “construção de ações contra a reforma administrativa”, os professores e professoras demonstraram preocupação com as propostas da PEC 32/2020 e todos os impactos negativos que trarão para os servidores públicos e para os serviços públicos em geral.

A mesa diretora relatou as ações que a Assessoria de Comunicação da entidade vem realizando em conjunto com outras entidades do estado de Alagoas. Foi proposto expandir as divulgações da Adufal utilizando materiais nacionais de campanhas conjuntas com o Andes-SN.

Será preparado e disponibilizado um relatório resumindo todas propostas levantadas durante todas plenárias, após a realização destas.

O calendário de reuniões setoriais continua na próxima semana, na terça (16), quarta (17) e quinta-feira (18), de 10h às 12h. O link para a reunião é sempre disponibilizado na matéria de divulgação no site da Adufal e enviado pela lista de transmissão dos/as associados/as no WhatsApp.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail