23/03/2021
Atualizada: 23/03/2021 17:45:21


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, na manhã desta terça-feira (23), uma assembleia geral online com a categoria docente. Apesar de não haver quórum suficiente para deliberações, a reunião prosseguiu com o objetivo de dialogar sobre as pautas convocadas.

Ensino remoto

No início da reunião, a Primeira-secretária da Adufal, Esmeralda Moura, fez a apresentação do relatório das plenárias, contendo as proposições e discussões da base docente quanto à experiência com o Período Letivo Excepcional (PLE) e sobre a reforma administrativa.

O relatório foi aprovado amplamente pelos/as participantes com a inclusão de uma proposta pelo professor José Menezes. Após a alteração, o documento será anexado ao final desta matéria. A diretoria discutirá os pontos do relatório em reunião com a gestão da Universidade.

Acessibilidade

Com base em uma solicitação do professor do Campus Sertão (Delmiro Gouveia), Adeilson Alves, a diretoria da Adufal reconheceu a importância da inclusão de todas as pessoas em espaços comuns e se comprometeu em sempre procurar disponibilizar intérpretes de libras nas próximas atividades que serão realizadas, como assembleias, lives, seminários, entre outras.

Na reunião, a entidade contou com a gentileza da professora Joseane Santos, da Unidade Acadêmica de Penedo, que prontamente traduziu as discussões para o professor Adeilson e interpretou as suas ponderações para os participantes da reunião.

Cenário Nacional

No diálogo sobre as ações contra a reforma administrativa, a diretoria ouviu diversas sugestões dos professores e professoras, como investir na comunicação em rádios comunitárias e do interior do estado, produzir material em áudio para circular por WhatsApp, fazer peças publicitárias com mensagens curtas e diretas, entre outras ações que serão articuladas para serem colocadas em prática.

Além disso, a categoria demonstrou preocupação com as ações do Dia Nacional de Lutas, a ocorrer nesta quarta-feira (24) em todo o país, com indicativo de paralisação dos servidores e servidoras. A Adufal reiterou que indica que a base docente participe da greve, protestando nas redes sociais e de outras formas endossando as principais pautas da mobilização: contra a reforma administrativa, em defesa dos serviços públicos, pela vacinação imediata de todos e todas, por um auxílio emergencial de R$ 600, e fora Bolsonaro.

A vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, frisou a importância de a base docente ajudar no compartilhamento dos materiais de campanhas.

“Quando a gente lança um outdoor ou um card, não é só para ser utilizado na Adufal, é para transformarmos isso em um movimento em massa. Se 50% dos nossos professores utilizarem o material que as entidades estão disponibilizando, nós temos uma enxurrada na internet que atinge diretamente os parlamentares, que vão começar a perceber que existe uma insatisfação na sociedade com a sua atuação política”, argumentou Sandra Lira.

11º CONAD Extraordinário

A participação da Adufal no 11º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad) Extraordinário contará com a presença das professoras Sueli Nascimento e Carolina Gama como observadoras. Ambas se disponibilizaram em representar a Adufal no evento que ocorrerá nos dias 27 de março e 3 de abril.

Crise orçamentária da Ufal

O último ponto de pauta da assembleia seria sobre a crise orçamentária da Ufal, contudo, como o horário estipulado não foi suficiente para a discussão desse assunto, a diretoria sugeriu convocar uma reunião específica com a base docente para tratar sobre o tema. A sugestão foi acatada pelos/as presentes.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail