30/03/2021
Atualizada: 31/03/2021 11:42:39


O Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu, na manhã desta terça-feira (30), para dialogar sobre os encaminhamentos acerca da reforma administrativa e sobre o Período Letivo Excepcional (PLE) na Ufal.

No início da reunião, a diretoria informou que foi enviado um ofício à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), em que a entidade explica que não participou de qualquer discussão acerca da minuta de proposta de Regulamentação do Ponto Eletrônico na Ufal e, portanto, pediu a retificação do Despacho Nº 11/2021. Confira o ofício no anexo desta matéria.

Em relação à campanha contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), foi destacado que a entidade tem avançado no diálogo, com publicação de material sendo postado continuamente nas redes sociais da Adufal, faixas sendo colocadas em Maceió e contato sendo estabelecido com rádios para realização de entrevistas sobre o tema, além de atividades conjuntas com entidades locais, como afixação de outdoors por Alagoas.

Também foi informado que uma reunião com a Deputada Federal Tereza Nelma, para dialogar sobre a reforma administrativa, ficou marcada para após a Semana Santa. Ainda sobre esse tema, alguns conselheiros reforçaram a necessidade de realizar ações que sejam cada vez mais didáticas, como forma de se tornarem mais próximas da população.

Como encaminhamentos sobre esse tema foram definidos: a realização de audiência pública com a Câmara dos Vereadores e com a Assembleia dos Deputados para discussão da dívida pública do Estado e Município; realização de plenária dos sindicatos públicos e privados para discussão sobre a Reforma Administrativa; entrevistas nas rádios, principalmente no interior do estado; e publicação de pequenos textos e vídeos para divulgação também no interior.

Sobre a pauta do ensino remoto, houve um questionamento sobre a gravação de aulas online, momento em que a vice presidenta da Adufal, Sandra Lira, reforçou a proposta de se discutir a questão do direito ao uso de imagem, uma vez que é um direito que não se refere apenas ao professor, mas também aos alunos.

Além disso, foi destacada a importância de se discutir politicamente o uso de software livre na Universidade. A diretoria frisou os pontos relatados e as deliberações que ocorreram em audiência online com a Reitoria sobre esse tema, realizada no dia 23 de março. Um dos encaminhamentos ocorridos nessa reunião foi a criação de uma central de apoio aos/as docentes para atividades não presenciais. 

Os conselheiros e conselheiras agendaram a próxima reunião do grupo para o dia 29 de abril (quinta-feira), das 15h às 17h.

Da diretoria da Adufal, participaram da reunião a Vice presidenta, Sandra Lira, a Primeira-secretária, Esmeralda Moura, a diretora de Política Cultural, Rosângela Reis, a diretora suplente de Política Cultural, Terezinha Ataide e o vice-tesoureiro, Altair Silva.

Também estiveram presentes os/as professores/as José Menezes, Lucas Lima, Irailde Correia, Marilza Pavesi, Sandro de Medeiros, Sueli Nascimento, Thatiana Favaro, Thaysa Brandão, Valéria Cavalcante, Dalgoberto Júnior e a funcionária da Adufal Roseane Gaudêncio.

Sobre o Conselho
O Conselho de Representantes é um órgão deliberativo da Adufal que deve ser constituído por um representante de cada curso das Unidades Acadêmicas da Ufal e seu suplente, escolhidos por seus pares associados. Os membros da Diretoria Executiva fazem parte do Conselho, com direito à voz e voto.

Entre as competências do Conselho estão: cumprir e fazer cumprir o Regimento da Adufal, formular políticas gerais e específicas da entidade, elaborar documentos básicos sobre problemas de interesse dos associados do ANDES – Sindicato Nacional, criar comissões e grupos de trabalho para realizar estudos e tarefas do interesse da Adufal, entre outras atividades.

A função política do Conselho é ser um elo entre Diretoria e base, além de contribuir na mobilização da categoria docente nas lutas para a defesa de seus interesses.

 

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail