29/04/2021
Atualizada: 29/04/2021 17:28:27


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) encaminhou, na quarta-feira, 28 de abril, uma solicitação de informações acerca de diversas demandas da categoria docente, que tem como base as pontuações feitas por professores/as em assembleia.

As demandas já haviam sido apresentadas à reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em reunião ocorrida recentemente. Em resposta à cobrança da Adufal, a Assessoria do Gabinete do Reitor confirmou o recebimento e informou que será aberto processo no SIPAC e, em breve, disponibilizará o número para acompanhamento.

“É extremamente necessário que a gestão da universidade dê maior celeridade às questões apresentadas pela entidade pois, embora discutidas democraticamente, não tem se transformando em ações concretas. Continuaremos acompanhando”, afirma o presidente da Adufal, Jailton Lira.

A entidade de classe comunicará aos docentes, através desse site, qualquer atualização que houver sobre o tema.

Confira abaixo na íntegra, as solicitações feitas pela Adufal à Universidade:

  1. A criação de um Laboratório Pedagógico permanente para que possa prestar assistência aos /às professores/as nas suas dificuldades para o exercício da prática docente com cursos pontuais e tirar dúvidas quanto a algumas atividades.
  2. A intensificação de uma política de Formação Continuada na PROGRAD acompanhada pelos Coordenadores de Cursos que apresentariam as dificuldades apresentadas pelo coletivo. Importante identificar quais as ações estão em curso.
  3. A criação de um sistema de monitores tanto no que se refere a apoio aos/às professores/as como aos alunos/as. Atualização desta questão, que também foi discutida na plenária do último dia 27/04;
  4. A revisão da Resolução 36/2020 que foi publicada anteriormente para as devidas adaptações para o PLE oficializado.
  5. A criação da comissão sobre o uso de plataformas que possam garantir segurança jurídica aos/às docentes no uso das mesmas. Até o momento, esta comissão não foi formalizada pela gestão da Universidade.
  6. Criar um sistema de Biblioteca Virtual, ligado à Biblioteca Central para uso tanto por parte dos/as alunos/as como também por parte dos professores/as. Apesar de ter sido tratado em reunião, foram apresentadas limitações à sua implementação. Gostaríamos de verificar quais propostas alternativas poderiam ser encaminhadas pela gestão sobre essa temática.
  7. O envio dos resultados obtidos através dos questionários aplicados sobre as condições efetivas dos discentes no que se refere ao Ensino Remoto.
  8. A Disponibilização de funcionários que fazem parte do Laboratório de Informática dos cursos para atendimento aos professores no uso das tecnologias.
  9. Informações atualizadas sobre o pagamento das bolsas estudantis, tendo em vista temos recebido relatos de que ainda constam pendências a esse respeito.
  10. Aproveitando a ocasião, propomos também outras duas ações: 1) Que a instituição realize uma avaliação da experiência do ensino remoto antes do fim do semestre para que a ADUFAL possa discuti-la com a base docente, 2) Audiência pública com convite das representações parlamentares e comunidade acadêmica em geral para discussão da questão orçamentária da instituição após a aprovação do orçamento do ano em curso.
Fonte: Ascom Adufal

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