Siga nosso canal

12/05/2021
Atualizada: 12/05/2021 15:44:48


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) encaminhou, nesta quarta-feira (12), um ofício à Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) solicitando que a mesma, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, emita uma Nota Técnica com informações sintéticas e claras sobre a situação do Orçamento da Ufal após a aprovação do Orçamento Geral da União 2021.

“Faz-se necessário esclarecer o volume de cortes, quais os setores ou atividades mais comprometidas e se há risco de paralisações de atividades durante o ano fiscal 2021. Da mesma forma, solicitamos esclarecer sobre o fluxo financeiro real praticado para que a instituição execute as despesas previstas, e se há anúncio de bloqueios, atrasos ou suspensão desse fluxo para a UFAL”, reiterou a Adufal no Ofício nº 012/2021.

A entidade de classe aguarda o posicionamento por parte da Ufal e, tão logo obtenha esse retorno, o informará por meio deste site à base de associados/as.

Corte orçamentário na Ufal

No dia 2 de maio, a Ufal publicou matéria informando sobre o corte de R$42 milhões no orçamento da instituição e a suspensão das bolsas de extensão. No texto, a Ufal explica que as bolsas de extensão são pagas com estes recursos, diferente das bolsas de assistência estudantil, que possuem recursos federais próprios garantidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

“É importante sabermos quais os critérios que foram utilizados pela gestão da Ufal para estabelecer o corte específico dessas bolsas de extensão. Além disso, é indispensável que seja realizada uma discussão pública com a comunidade acadêmica para que seja apresentado o planejamento da Universidade, para que saibamos se haverá mais cortes e como a Ufal pretende recompor essas perdas atuais”, argumentou o presidente da Adufal, Jailton Lira, à época. 

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail