02/12/2021
Atualizada: 02/12/2021 16:24:41

Diretoria foi empossada durante cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 1 de dezembro. Fotos de Aleck Lima e Karina Dantas

A nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) tomou posse para a gestão da entidade no biênio 2021-2023, na tarde desta quarta-feira (1), em cerimônia realizada no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Campus A. C. Simões.

A Chapa 1 – Autonomia e Resistência foi eleita pela base docente com 701 votos na eleição mais participativa da história da Adufal. O professor do Centro de Educação (Cedu), Jailton de Souza Lira, assume a presidência da entidade pelo terceiro mandato seguido.

Professor Jailton Lira durante discurso.

Compuseram a mesa da posse a presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT- AL), Rilda Alves; a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Edna Lopes; o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), José Marcos Gomes; o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; e o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

A cerimônia foi guiada pelo coordenador-geral do Sintufal e jornalista, Ricardo Moresi. Iniciando as falas da cerimônia, a presidenta da CUT-AL, Rilda Alves parabenizou a nova gestão da Adufal e os membros que participaram da última gestão, pela luta incansável em defesa da educação contra a PEC 32.

“São companheiros e companheiras que têm determinado a luta em defesa da educação, em defesa da classe trabalhadora e desejo a cada um e cada uma de vocês que toma posse hoje sucesso nessa luta”, disse Rilda Alves.

Presidenta da CUT-AL, Rilda Alves, compôs a mesa da cerimônia.

O coordenador-geral do Sintufal, José Marcos, aproveitou sua fala para reafirmar a unidade com a Adufal nas lutas em defesa da educação e dos serviços públicos. “Estaremos sempre disponíveis para nos sentarmos e juntos brigarmos pela defesa de nossa categoria de servidores públicos federais”, enfatizou.

José Marcos Gomes, coordenador-geral do Sintufal.

Representando o Sinteal, a diretora Edna Lopes relembrou a trajetória de luta ao lado do professor Jaiton Lira.

“Somos companheiros pelo chão e pela luta em defesa da escola pública, seja ela a escola pública da educação básica ou nos espaços da Universidade Federal e dos Institutos Federais. Jailton é um companheiro muito caro para cada um e cada uma de nós na luta pela educação básica, porque com ele também aprendemos esse processo de militância. O Sinteal e a Adufal sempre estiveram juntos na caminhada, antes e depois da pandemia, na luta que a gente se solidariza a todo momento”, relatou Edna Lopes.

A diretora do Sinteal, Edna Lopes, também compôs a mesa da cerimônia.

A cerimônia de posse também contou com a presença da integrante da Associação dos Docentes de Juiz de Fora e membro da coordenação do Renova Andes, a professora Liz Machado.

“Em meu nome e de todos os professores e professoras do Renova Andes, nós saudamos a nova diretoria da Adufal eleita por meio da Chapa 1 nesse lindo dia. O biênio que a nova diretoria enfrentará será de duros embates contra a política destrutiva do governo genocida de Jair Bolsonaro, que ao mesmo tempo em que tenta desmantelar o serviço público por meio da PEC 32, dá ênfase nos ataques à universidade pública e seus docentes.  Estamos certos de que a vitória eleitoral e a posse da Chapa 1 sinaliza um período de lutas e resistência contra esse governo, como também de renovação do Andes Sindicato Nacional”, enfatizou Liz Machado.

Integrante da coordenação do Renova Andes, professora Liz Machado parabenizou a nova diretoria da Adufal durante discurso.

Em nome dos aposentados, a professora aposentada Marta Moura, que agora nesta nova gestão ocupa o cargo de suplência da Diretoria Cultural, ressaltou a importância de os aposentados estarem mais próximos das ações e eventos promovidos pela Adufal.

“Aceitar este desafio nos remete à certeza de que contaremos com o apoio dos demais companheiros desta diretoria, principalmente pelos próximos dois anos, onde juntos compartilharemos nossas experiências para defender o interesse da categoria”, afirmou a professora Marta durante a cerimônia de posse.

Como membro da Comissão Eleitoral da Adufal, a professora Ana Maria Vergne ressaltou os desafios na nova gestão da entidade como um período de retomada das forças para continuar mobilizando a base docente.

“Que vocês continuem firmes e que possam, com muita garra, continuar mobilizando as forças nacionalmente e aqui localmente, para que a gente possa garantir as melhores condições para que possamos exercer bem o nosso trabalho, sem perder o nosso espaço político”, ressaltou Ana Vergne.

Professora Ana Maria Vergne, presidente da Comissão Eleitoral, durante discurso no ato de posse.

O reitor da Universidade, Josealdo Tonholo, compôs a mesa e realizou uma fala reforçando o bom trabalho da gestão da Adufal.

“Nós temos tido um trabalho bastante intenso e, por vezes, nós temos discordâncias, mas em nenhum momento faltou respeito, em nenhum momento faltou capacidade de negociar de um lado nem do outro. Hoje, estou na gestão, daqui a dois anos, pode ser que não, então volto à posição de professor. E eu preciso de um sindicato que fale pelo coletivo, pois a minha voz individual não tem peso. Eu preciso de um sindicato forte, de um sindicato que defenda meus direitos”, disse o reitor da Ufal.

Reitor da ufal, Josealdo Tonholo, compôs a mesa da cerimônia.

A professora do Cedu Sandra Lira, vice-presidenta da Adufal, ressaltou os resultados positivos das eleições online da entidade, com a grande adesão dos/as associados/as.

“Nós temos que continuar esse trabalho de mobilização, ampliar o nosso papel perante a sociedade, juntos com os outros sindicatos, junto com os outros movimentos na defesa da universidade pública e na defesa dos docentes enquanto uma categoria essencial para a vida brasileira”, enfatizou Sandra Lira.

Vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira, durante discurso.

Finalizando o momento de falas, o professor Jailton Lira, presidente da Adufal, iniciou seu discurso cumprimentando os membros que compuseram a mesa para a posse, agradecendo os integrantes da nova diretoria que aceitaram assumir o novo desafio, e logo traçou uma breve trajetória da Adufal e sua luta na entidade.

“Lutamos pelo pleno reestabelecimento da democracia do país e pelo fim da tragédia do governo Bolsonaro que tantos males tem provocado à população brasileira. Defendemos uma Adufal forte e independente, autônoma em relação ao governo federal e às gestões da Universidade. Um sindicato que aprofunde o diálogo com a categoria docente, recusando qualquer forma de ação que comprometa a unidade da sua base sindical e a luta pelos direitos trabalhistas e sociais mais amplos”, finalizou o presidente da Adufal.

Presidente da Adufal, Jailton Lira, assinando o termo de posse.

Após o momento de falas, os integrantes da nova diretoria da Adufal assinaram o termo de posse, bem como a presidenta da Comissão Eleitoral da entidade, Ana Vergne.

Confira a galeria de fotos completa clicando aqui.

Parte dos integrantes da nova diretoria da Adufal.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail