24/11/2022
Atualizada: 24/11/2022 12:54:18


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou uma reunião on-line com a base docente na manhã desta quinta-feira (24), onde foi discutida uma minuta que está em construção e regulamenta a carga horária na modalidade de Educação a Distância (EaD) nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A princípio, a reunião foi convocada em caráter de assembleia geral, mas não houve quórum para deliberações, então os/as docentes seguiram a reunião como plenária para discutir as pautas de interesse da categoria.

O presidente da Adufal, professor Jailton Lira, deu início à reunião com os informes, destacando primeiro a entrega da carta de reivindicações à equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada pelos servidores/as públicos federais (SPFs), no último dia 17 de novembro.

Outros pontos abordados nos informes foram o Encontro do Aposentados, realizado na sede da Adufal, na última terça-feira (22); e a Confraternização Natalina da entidade, que acontece no dia 1 de dezembro.

Em seguida, o professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação (Prograd/Ufal), fez uma apresentação em slides sobre a minuta que está em construção e que visa regulamentar a carga horária na modalidade de Educação a Distância (EaD) nos cursos presenciais de graduação da Ufal. Confira a minuta em construção no anexo desta matéria.

Após a apresentação, os/as docentes presentes se inscreveram para falas e pontuações sobre as explanações do professor Amauri Barros.

Encaminhamento

Por fim, os/as docentes acordaram sobre a realização de uma nova assembleia geral, a ser realizada no mês de dezembro, com o objetivo de aprofundar a discussão acerca da regulamentação da carga horária na EaD nos cursos presenciais; e definir os delegados da Adufal que participarão do 41º Congresso do Andes-Sindicato Nacional.

Também ficou encaminhado que a Diretoria da Adufal irá discutir sobre as mudanças previstas sobre a progressão docente com a Gestão da Ufal nos próximos dias, para tratar sobre o assunto na reunião do Consuni no dia 6 de dezembro.

“Ficou claro que todos nós aqui temos algumas preocupações em comum em relação à possibilidade de precarização da docência, às condições de trabalho, à possibilidade de esvaziamento dos cursos. Mas, a posição da Prograd caminha no sentido de propor uma regulamentação que esteja presente nos projetos pedagógicos dos cursos, pois essa regulamentação deve estar clara para que a comunidade acadêmica tenha consciência de como tudo vai funcionar”, explicou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail