02/10/2023
Atualizada: 02/10/2023 11:20:21


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) irá participar do Dia de Luta pela Democracia Brasileira, a ser realizado na próxima quinta-feira, 5 de outubro, a partir 10h, na Praça da Paz, em frente ao Centro de Educação (Cedu), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A data foi convocada pela reitora Márcia Abrahão, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em resposta aos graves ataques à democracia brasileira nos últimos anos.

O dia 5 de outubro foi escolhido como dia de luta e defesa da democracia em referência a promulgação da Carta Magna de 1988, considerada a constituição cidadã, uma vez que foi elaborada com intensa participação da sociedade civil organizada, após a mobilização para colocar fim à Ditadura Militar (1964-1985), restaurando o Estado Democrático de Direito.

A Praça da Paz, local onde ocorrerá a atividade pública na Ufal, também foi escolhida pela sua representação e importância, já que é onde está instalado o monumento aos alagoanos mortos e desaparecidos durante a Ditadura Militar: Jayme Miranda, Manoel Lisboa, Odijas Carvalho, Túlio Roberto Cardoso, Manoel Fiel Filho, José Gomes Teixeira, Luiz Almeida Araújo, Dalmo Guimarães e Gastone Beltrão.

No Dia de Luta pela Democracia Brasileira, além das atividades realizadas em cada universidade, também haverá agenda nacional, promovida pela Andifes, no período da tarde, transmitida ao vivo nas redes sociais da entidade, “com a participação de professores, pesquisadores e estudantes de universidades federais, discutindo temas como a história da democracia brasileira, os desafios atuais para a democracia e o papel das universidades na defesa da democracia”, informou a Andifes.

Fonte: Ascom Adufal com informações da Ascom Ufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail