24/11/2023
Atualizada: 24/11/2023 17:44:34


A atual gestão da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) “Autonomia e Resistência” (2021-2023) se encerra nesta sexta-feira, 24 de novembro. Considerando as inúmeras vitórias para a categoria docente nos últimos dois anos, conquistadas a partir de grande esforço e trabalho, avaliamos ser importante destacar o que consideramos serem os principais marcos deste mandato da Diretoria.

Implantação e retroativo dos 28,86%

Após anos de luta, em maio deste ano, a Adufal conquistou uma importante vitória para os/as servidores/as públicos da Ufal: a reimplantação da rubrica judicial dos 28,86%, que já está sendo paga em folha.

Agora, a entidade luta pelo pagamento dos retroativos da ação referente ao período de 2019 a 2023. No momento, a Adufal tem auxiliado a Ufal com o recolhimento do Formulário de Notificação e Ciência sobre os 28,86% preenchido e assinado por cada um dos docentes interessados na ação, uma vez que somente após esta fase será possível iniciar o processo para o pagamento dos retroativos dos 28,86%.

Ação dos 47,94%

Outra importante e a mais recente vitória conquistada foi a implantação do reajuste de 47,94%. Neste dia 23 de novembro, a Procuradoria Federal emitiu o tão aguardado Parecer de Força Executória para a implantação do percentual dos 47,94% para todos os servidores da Universidade Federal de Alagoas, sem restrições.

Importante ressaltar que esta ação, protocolada em 1997 pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) que contou com o trabalho da Diretoria da Adufal  e do seu escritório de advocacia a partir de 2018, conseguiu impelir o judiciário para que a ação pudesse contemplar a todos e todas os servidores da Universidade, com técnicos, docentes, aposentados, pensionistas, herdeiros.

Esta é a primeira ação judicial da Ufal que contempla a todos os servidores/as. Além disso, apenas a Ufal conseguiu vencer essa ação, em comparação as demais universidades federais.

Aposentados com direito de voto

A participação dos professores/as aposentados/as na consulta acadêmica para reitor/a da Ufal foi mais uma conquista da Diretoria 2021-2023. Aprovada por ampla maioria durante assembleia geral online realizada em 27 de junho de 2023, a inclusão dos votos dos aposentados, muito defendida pela atual Diretoria da entidade, foi considerada uma vitória e muito celebrada pela base de sócios, uma vez que este servidores aposentados não faziam parte do grupo de votantes nas consultas realizadas anteriormente.

Campanha salarial

Ao longo dos últimos dois anos, a Diretoria da Adufal promoveu e esteve em inúmeros atividades sobre a Campanha Salarial dos servidores públicos federais.

Assembleias, reuniões com outras entidades de classe, lives, panfletagem, palestras e atos públicos, além de vários materiais para as redes sociais para conscientização e alerta da categoria sobre a importância da pressão, mobilização e reivindicação das perdas salariais dos servidores.

Agradecimento e expectativas para o futuro

A Diretoria 2021-2023, que encerra o seu ciclo de gestão nesta sexta-feira, 24 de novembro, agradece à base docente pelo apoio e confiança depositados ao grupo, se despedindo dessa jornada com o sentimento de missão cumprida, orgulhosa por todo o trabalho, as lutas e as inúmeras e importantes vitórias conquistadas ao longo destes dois anos.

A Diretoria reforça o importante papel da Adufal na redemocratização do país, reforçando o quanto a entidade é fundamental para a defesa da universidade pública como uma instituição que promove ensino, pesquisa e extensão, pública e gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada, e para a defesa de todos os direitos de cada professor e professora.

Para a próxima gestão, a Diretoria deposita o mais sincero desejo de que muitas outras conquistas sejam alcançadas, que sigamos firmes no compromisso que a Adufal firmou há mais de quatro décadas na sua criação: lutar pela educação e defender a categoria docente.

 

Maceió, 24 de novembro de 2023
Diretoria da ADUFAL (Gestão Autonomia e Resistência 2021-2023)


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail