22/02/2024
Atualizada: 22/02/2024 18:12:44

Fotos: Karina Dantas/Ascom Adufal

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu com docentes das Unidades Acadêmicas (UAs) de Penedo e do Campus Arapiraca nesta quarta (21) e quinta-feira (22), respectivamente, para dialogar sobre pautas de interesse da categoria.

Diretores da Adufal Flávio Melo, Rosangela Reis e Jailton Lira (da esquerda para a direita).

Nos dois encontros, a entidade fez um breve panorama sobre as reivindicações dos Servidores Públicos Federais em relação à Campanha Salarial 2024, inclusive com as expectativas para a próxima rodada da Mesa de Negociação com o Governo Federal, que ocorre nesta quinta-feira (22), em Brasília.

"O tamanho da nossa reivindicação é proporcional à mobilização da categoria, sem isso a gente não consegue avançar. Por isso, é importante que toda base tome ciência do que está sendo negociado”, disse o diretor de Política Sindical, Flávio Melo.

O presidente da Adufal, Jailton Lira, falou sobre a possibilidade de greve que está sendo mencionada pelas centrais sindicais, caso não haja avanço na negociação com o Governo Federal. Para o professor do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, o cenário de greve reflete algumas dificuldades da categoria.

Clique aqui e confira todas as imagens no álbum de fotos.

Presidente da Adufal, Jailton Lira, durante visita ao Campus Arapiraca.

"A gente precisa conscientizar as pessoas de que qualquer deliberação coletiva nossa deve ser acompanhada da presença nas atividades propostas, porque senão não funciona. No caso da Adufal, de 2018 para cá nós aumentamos muito o número de filiados, mas isso não se reflete no aumento da presença dos/as docentes nas atividades que a Adufal propõe. Então, a gente precisa, de fato, não só aguardar que a representação vá para a linha de frente e assuma os embates, mas também colaborar com essa pressão organizada", reforçou o presidente.

Além dessa pauta, os integrantes da Diretoria também explicaram e tiraram dúvidas dos/as professores/as sobre questões de progressão e em relação ao processo da ação dos 47,94%.

Participaram das visitas às UAs o presidente da Adufal, Jailton Lira; a Tesoureira, Rosangela Reis e o diretor de Política Sindical, Flávio Melo. 

"Foram reuniões muito produtivas em que pudemos dialogar diretamente com nossa base sobre as atividades do sindicato e é sempre uma boa oportunidade para entender as necessidades específicas dos professores e professoras dessas localidades. E já estamos nos organizando para realizar novas visitas em outras Unidades, em breve", frisou a tesoureira, Rosangela Reis.

Demandas da categoria

Durante a reunião em Penedo, algumas docentes relataram a dificuldade em pleitear o adicional de insalubridade, que vem sendo negado para a maioria e concedido para poucos, sem qualquer padrão na resposta por parte da Universidade.

A Adufal solicitou que os/as docentes que estão nessa situação encaminhem à entidade o teor do processo administrativo em questão, para que o setor jurídico possa entender melhor o caso e assim estabelecer as ações que serão realizadas objetivando a efetivação do direito.

Outro pleito da base docente foi de que houvesse novas reuniões nas unidades dos campi fora de sede, em horários alternados para que a maior parte dos docentes possa participar, considerando os horários de aulas diferentes. A Diretoria se comprometeu em buscar realizar dessa forma nas próximas oportunidades.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail