15/03/2024
Atualizada: 15/03/2024 16:13:06

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convoca a categoria docente da Ufal para a assembleia geral que será realizada na próxima quinta-feira, 21 de março, com primeira chamada às 9h30, no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

As pautas da assembleia são: informes; campanha salarial 2024 e discussão sobre o indicativo de greve (aprovado no 42º Congresso do Andes – Sindicato Nacional).

A convocação da Adufal segue a orientação do Andes-SN sobre uma rodada de assembleias de base, entre os dias 11 e 21 de março, para discutir a construção da greve nas Instituições Federais de Ensino (Ifes) e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024. Uma reunião do Setor das Ifes será realizada em 22 de março, para avaliar os resultados das assembleias de base.

Campanha Salarial

Recomposição das perdas salariais acumuladas, equiparação dos auxílios entre os poderes, mesas específicas de carreira, revogação de todos os ataques às categorias do funcionalismo público ocorridos durante o governo Bolsonaro são algumas das reivindicações das servidoras e dos servidores públicos na Campanha Salarial 2024.

No entanto, a recusa do governo federal em negociar essas demandas com a categoria, principalmente a ausência de resposta referente à contraproposta da bancada sindical, apresentada em 31 de janeiro deste ano, para a reposição das perdas salariais, levou à deliberação de construção da greve, pelo 42º Congresso do ANDES-SN.

Enquanto a categoria docente amarga arrocho de 22,71%, considerando apenas a inflação do governo Temer até o final do governo Lula, o governo federal manteve a proposta de reajuste de 0% em 2024, e apenas 9% parcelados em 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%). Além de não acatar a solicitação de equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos Três Poderes, para ativos/as e aposentados/as.

Outra reivindicação não atendida pelo governo federal foi a realização do “revogaço” das medidas do governo Bolsonaro, que atacam servidoras, servidores e os serviços públicos. Até mesmo a Reforma Administrativa (PEC 32), repudiada publicamente, não foi retirada de tramitação do Congresso Nacional.

Soma-se a esse cenário a precarização das condições de trabalho e o subfinanciamento das universidades federais, institutos federais e Cefets. De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 100% das universidades federais receberam, entre 2010 e 2022, valores inferiores ao necessário para manter o patamar de despesas por matrículas.

Transporte coletivo

Quanto aos docentes lotados nos campi Arapiraca e Sertão que desejarem participar da assembleia presencial, a Adufal se disponibiliza a custear o transporte de ida e volta para a ocasião, que será unicamente de forma coletiva, através da formação de uma comissão de representantes de até 10 pessoas, e com saídas estritamente das sedes do Campus Arapiraca e do Campus Sertão.

Desta forma, os/as professores e professoras dessas localidades devem formar um grupo para a saída de Arapiraca e outro grupo para a saída de Delmiro Gouveia, e informar à secretaria da Adufal a quantidade, nomes e demais informações a serem solicitadas, para que a entidade possa promover o deslocamento.

O contato deve ser feito através do número/WhatsApp (82) 99953-0301 ou e-mail secretaria@adufal.org.br , até às 15h do dia 19 de março (terça-feira).

A Adufal reforça que não será custeado o valor individual de transporte para os/as associados/as, mas somente de forma coletiva e se houver o mínimo de quatro pessoas interessadas em cada Campus mencionado. A entidade também fornecerá uma ajuda de custo para alimentação, a ser combinada previamente.

Fonte: Ascom Adufal com informações Andes-SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail