05/09/2013
Atualizada: 05/09/2013 00:00:00


 

A Diretora de Política Cultural da Adufal, professora Ângela Brito e a associada da entidade, professora Maria Aparecida Batista de Oliveira participaram da 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CRDSS), realizada entre os dias 2 e 4, no Centro de Convenções do Mar Hotel, Recife. 

O evento reuniu cerca de 400 convidados da sociedade civil, comunidade acadêmica e poder público para discutir temas específicos de interesse para a Região Nordeste tais como água e saneamento, violência e drogas, segurança alimentar, inclusão produtiva, grandes projetos e acesso e qualidade dos serviços de saúde.

Os debates foram feitos a partir de palestras sobre esses temas e demandas da Região com o intuito de promover a interação entre os diferentes grupos para agregar experiências, estratégias e ações com vistas a modificar a realidade e as condições de vida da população nordestina. 

As duas professoras são integrantes do movimento negro e de mulheres em Alagoas e participaram do evento a convite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) junto à Comissão Executiva da Conferência. Segundo Ângela Brito, a 1ª CRDSS traz enorme contribuição ao fortalecimento das políticas públicas setoriais e intersetoriais de promoção da equidade na saúde.  

Para ela, a saúde da população negra, por exemplo, já tem definido seu determinante social: o racismo e o racismo institucional dificultam o acesso dessa população aos serviços de saúde. “O desenvolvimento de políticas desse setor para a esta população depende da melhoria das condições de moradia e saneamento básico, escolaridade e qualificação para o trabalho, entre outros itens”, afirma.

Na sua opinião, tudo isso está diretamente relacionado ao passado marcado pela violência e violação dos direitos humanos. “Para que se obtenha o avanço esperado na saúde da população negra será necessário desmanchar a máquina do racismo - gerador de desigualdade”, observa.

Realizadores da Conferência - A 1ª CRDSS foi realizada pela Fiocruz em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-americana de Sáude (Opas) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Ascom da Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail