13/08/2013
Atualizada: 13/08/2013 00:00:00


Data: 12/08/2013

 
Entre os dias 4 e 6 de outubro, o Andes-SN promoverá o III Encontro Nacional de Comunicação em Brasília, que reunirá diretores das Seções Sindicais, além de demais representantes e profissionais de Comunicação, integrantes do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes (GTCA) e diretores do Sindicato Nacional. 
 
Para a realização das discussões que pautarão o Encontro Nacional, o Andes-SN reforça a importância da participação dos GTCA locais no envio de contribuições. Por meio da circular nº 140/13 (confira o documento), o Andes-SN divulgou o relatório sintético dos três encontros Regionais de Comunicação, sediados em Ponta-Grossa (PR), Fortaleza (CE) e Niterói (RJ), que foram realizados durante os meses de junho e julho. O documento apresenta os encaminhamentos direcionados ao Encontro Nacional, e as propostas feitas pelos participantes durante as três edições. A pauta e a programação do Encontro Nacional serão divulgadas posteriormente.
 
Na sexta-feira (9), também foi encaminhada às Seções Sindicais e Secretarias Regionais uma pesquisa, por meio da Circular nº 142/13(confira na íntegra), que tem como objetivo conhecer, de forma detalhada, as condições em que atuam os profissionais de Comunicação do Sindicato. As informações contribuirão para as discussões e aperfeiçoamento do Plano Geral de Comunicação do Andes-SN, além de possibilitar melhor interação entre a Direção Nacional do Sindicato e a base, visto que uma das atribuições do Plano é estreitar as relações, no campo da Comunicação, com as Seções Sindicais. 

 
O resultado da pesquisa depende, necessariamente, de participação significativa das Seções Sindicais. O questionário deve ser preenchido e enviado ao Andes-SN até dia 20 de setembro, para que os resultados possam ser avaliados durante o Encontro Nacional de Comunicação de 2013. 
 
Encontros Regionais de Comunicação
Ponta-Grossa (PR), Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) sediaram as três edições dos Encontros Regionais de Comunicação de 2013, que contou com a presença de integrantes das Seções Sindicais e profissionais de comunicação de vários estados. Mais de 20 Seções Sindicais, das cinco regiões brasileiras, foram representadas nos Encontros.


Além de discutir e avaliar o Plano de Comunicação do Andes-SN, os participantes detalharam as atividades relacionadas à Comunicação desenvolvidas nas Seções Sindicais. A importância da democratização das comunicações também pautou os debates.
 
O aperfeiçoamento da divulgação das atividades do Sindicato Nacional foi uma das necessidades apontadas pelos participantes do Encontro de Ponta Grossa, de acordo com a 2ª vice-presidente da Regional Sul e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes do Andes-SN (GTCA), Cintia Xavier. “Isto significa que temos uma política de implementação e de melhoria do próprio Plano de Comunicação a ser trabalhada dentro do Sindicato Nacional”, afirmou a diretora do Andes-SN, após o Encontro de Ponta Grossa.
 
No Encontro de Fortaleza (CE), os participantes destacaram a importância de se reforçar a articulação política no âmbito do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e com as entidades ligadas à comunicação relacionadas a esta questão, e de buscar a mobilização de outros setores da sociedade na luta pela definição de um marco regulatório que democratize os meios de comunicação no Brasil a partir da plataforma aprovada no 32º Congresso do Andes-SN. 
 
O grupo avaliou ainda que a cobertura da greve nacional dos docentes das IFE em 2012, com duração de mais de quatro meses, e as recentes mobilizações populares que têm tomado às ruas de todo o país – foram duas experiências de luta do Andes-SN emblemáticas da falta de democratização das comunicações no Brasil. Para os docentes, é importante aproveitar o atual momento político, em que todas as manifestações de rua têm questionado os veículos tradicionais de comunicação. Para os docentes, é importante aproveitar o atual momento político, em que todas as manifestações de rua têm questionado os veículos tradicionais de comunicação. 
 
Os novos elementos presentes na conjuntura, a importância da atuação do Andes-SN nos pontos convergentes entre as pautas colocadas nas ruas e aquelas que têm sido historicamente reivindicadas pela categoria docente, e os desafios do trabalho dos jornalistas na comunicação sindical nortearam as discussões em Niterói (RJ).
 
Entre as questões colocadas pelos participantes, foram discutidas formas de se fazer interlocução com a mídia ‘comercial’ para dar destaque às pautas do Andes-SN e das Seções Sindicais, o perfil dos jornalistas que atuam na comunicação sindical, que exige um forte componente profissional associado a um envolvimento com a pauta específica dos docentes, e a participação dos diretores do Andes-SN neste processo, que muitas vezes não possuem experiência no trato com questões próprias da comunicação.
 
“O saldo dos três encontros preparatórios é extremamente positivo. Fizemos ótimas discussões e debates sobre temas que envolvem a comunicação e também na construção, renovação e aperfeiçoamento do Plano de Comunicação do Andes-SN”, avalia um dos coordenadores do GTCA, Rondon de Castro.



Fonte: Andes SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail