21/11/2013
Atualizada: 21/11/2013 00:00:00


Plano Diretor do Campus Arapiraca vai nortear as definições sobre as necessidades da comunidade acadêmica
 
21 de Novembro de 2013
Presídio desocupado será usado para atividades acadêmicas

Rachel Rocha participou da solenidade em Girau do Ponciano

Manuella Soares - jornalista

A comunidade acadêmica do Campus Arapiraca da Ufal está comemorando o desfecho de uma antiga reivindicação. O presídio localizado ao lado do Campus que motivou uma greve de cinco meses depois de algumas ocorrências de insegurança, foi desocupado e, a população carcerária foi transferida para a nova unidade prisional do Estado, a 28 km dali. A vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha participou da solenidade de inauguração do Presídio do Agreste, na última terça-feira (19).

“Para nós é uma conquista. O governador Teotônio Vilela cumpriu o que foi acordado entre Governo, Ufal, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa. Essa desocupação vai resolver de forma definitiva o problema de insegurança vivido pelos alunos, técnicos e professores do Campus Arapiraca”, comentou Rachel Rocha.

Estiveram presentes também na solenidade as professoras Ruth Vasconcelos e Elaine Pimentel, além de Márcio Barboza, presidente da Adufal; Márcio Aurélio dos Santos, vice-diretor do Campus Arapiraca, e professores que trabalham na região.

O governador do Estado e o secretário de Defesa Social, Dário César, reforçaram o compromisso assumido de doar o prédio do antigo presídio para a Ufal. A vice-reitora disse que vai aguardar os dois últimos passos para oficializar essa doação. “É preciso que o prédio seja, de fato, desativado, porque pode haver ainda mobiliários ou outros equipamentos que pertencem ao Governo, além do projeto de lei que doa o prédio para a Ufal. Vamos aguardar essas etapas, mas estou certa de que o governador irá cumprir, assim como fez até agora no que tange esse quesito”, afirmou.

De acordo com Rachel Rocha, assim que o antigo presídio passar para o patrimônio da Ufal, a gestão fará uma visita às instalações para avaliar as possibilidades de reforma ou demolição do prédio. “É o Plano Diretor de Arapiraca que vai nortear a definição do que será feito com aquele espaço, mas, com certeza, será muito bem utilizado para as atividades acadêmicas”, ressaltou a vice-reitora.

O novo presídio

Os 236 presos que estavam no Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza (PDLOS), em Arapiraca, foram transferidos para a Unidade prisional do Agreste, que fica situada na zona rural do município de Girau do Ponciano, divisa com a cidade de Craíbas.

A unidade atende a Lei de Execuções Penais e todas as exigências legais quanto à assistência ao interno em setores de saúde, material, jurídico, educacional e religioso. A estrutura do presídio do Agreste conta com 789 vagas destinadas para custodiados do sexo masculino. As seis alas são compostas por 768 celas coletivas, que poderão abrigar até oito reeducandos, 19 celas individuais e duas celas para portadores de necessidades especiais.

 
Imagens
Fonte: Ascom Ufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail