04/04/2014
Atualizada: 04/04/2014 00:00:00


 

Nesta data, os docentes, em campanha salarial,

terão audiência com o MEC

Os professores da Ufal vão paralisar suas atividades na quinta-feira (10), dia em que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) tem audiência com a Secretaria Executiva de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) para discutir temas específicos da categoria, iniciando negociação com o governo sobre a reestruturação da carreira docente, a partir de questões conceituais.

Em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (4), na sede da Associação dos docentes da Ufal (Adufal), os professores integrantes da Comissão Local de Mobilização (CLM) definiram uma programação local para intensificar a luta da categoria.  A decisão pela paralisação no dia 10 segue deliberação que vem sendo organizada desde a última reunião de representantes sindicais do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Andes-SN, em Brasília.

Estão sendo providenciados panfletos e faixas com dizeres sobre a paralisação da quinta (10) e sobre os eixos das reivindicações dos docentes como a valorização da carreira, melhores condições de trabalho e a luta contra o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), previdência privada que submete docentes e demais servidores que atualmente ingressam no serviço público federal ao risco das intempéries do mercado financeiro.

Com a Lei do Regime de Previdência complementar, ao final dos anos de trabalho, os servidores, sejam quais forem os seus salários, têm aposentadoria no valor do teto do INSS,  que este ano, já com o reajuste do salário mínimo, corresponde a 4.396 reais.  As faixas vão ser expostas no Campus A. C. Simões, em locais como a entrada da instituição, da Biblioteca Central, do Hospital Universitário e em todos os campi do interior do Estado.

A pauta com todas as reivindicações dos docentes foi protocolada em fevereiro, no MEC e Sesu/MEC. O documento também foi entregue no gabinete da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior e na Secretaria de Relações de Trabalho (SRT/Mpog). Como a Campanha Salarial deste ano está sendo realizada em conjunto com os demais servidores públicos federais (SPF’s), uma pauta geral composta pelos eixos da Campanha Salarial Unificada de 2014 foi protocolada no MPOG, pelo Fórum Nacional das Entidades  de Servidores Públicos Federais, em janeiro.

Agenda da CLM da Adufal

Na segunda-feira (7) os integrantes da Comissão Local de Mobilização (CLM) fazem nova reunião às 9h, na sede da Adufal;

Na terça-feira (8) fazem mobilização com panfletagem nos campi do interior do Estado;

Na quarta-feira (9) pela manhã fazem panfletagem na entrada do Campus A. C. Simões e à tarde participam do Ato organizado pelo Fórum Alagoano de Entidades dos SPF’s, que tem concentração marcada para 14h, na Praça Sinimbu e vai seguir em caminhada pelas ruas do Centro até o Calçadão do Comércio, em frente ao antigo prédio do Produban.

Na quinta-feira (10) os docentes param suas atividades.  

Outras ações serão realizadas durante o mês de abril. A programação será planejada na próxima reunião da CLM, para qual os docentes estão convidados . Entre os dias 20 e 24 está prevista a realização de uma Assembleia Geral com a categoria.

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Tel.:82 3241 1880 e 82 9614 4830

 

 

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail