18/07/2014
Atualizada: 18/07/2014 00:00:00


Diretores da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) foram recebidos pelo reitor da Universidade, Eurico Lobo, na manhã desta quinta-feira (17). As pautas discutidas foram a progressão e promoção docente, a CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), a cessão do espaço físico CIC (Centro de Interesse Comunitário ) destinado à Adufal, a qualificação docente e a precariação do trabalho docente.

O presidente da Adufal, professor Marcio Barboza, destacou que a Associação constituiu uma comissão para elaboração de minuta no que diz respeito à regulamentação para a progressão docente. “O grupo foi contra a criação de um barema, pois já temos instrumentos de execução claros, como é o caso da Resolução 13/88, que fala do plano de atividades semestrais a serem apresentados nas unidades, e podem funcionar como instrumento de avaliação”, disse o professor, afirmando ainda que a minuta proposta pela reitoria não contempla a diversidade acadêmica da Ufal.

Sobre este assunto, ficou decidido que haverá uma reunião entre a comissão da minuta da promoção docente e a Adufal, ainda sem data definida.

Quanto à situação do CPPD, o reitor Eurico Lobo garantiu que em dois meses irá resolver os principais problemas. “O local onde funciona o CPPD precisa ser reestruturado. É lamentável  ver nossos processo espalhados pelo chão. Precisa de espaço para que o professor possa sentar e discutir os processos, ambientação e armários”, cobrou Marcio Barboza.

Em relação ao espaço no CIC para que os associados da Adufal possam se reunir na Universidade, Eurico garantiu que em 30 dias será providenciado. “Precisamos de um espaço para nos reunir aqui na Ufal, porque está inviável ir para a sede da Adufal durante a tarde, por exemplo, e vir para a Universidade dar aula à noite. Além disso, não tem mais onde estacionar em frente à Associação”, disse a primeira secretária da Adufal, professora Margarida dos Santos.

No quesito “qualificação docente”, a Adufal questiona se a qualidade dos professores tem acompanhado o número de campi que estão sendo instalados no interior do estado. “A maioria dos professores dos campi localizados no interior, tem título de mestre e precisam se qualificar, fazer doutorado, mas a Universidade precisa dar condições”, afirma Marcio Barboza, se referindo ao quadro reduzido de professores substitutos e à carga horária excessiva, impedindo que o docente se afaste para o seu doutorado, por exemplo.

O reitor afirma que a contratação de novos professores é responsabilidade do Governo Federal, e que já existe uma discussão sobre o assunto da Universidade junto ao MEC (Ministério da Educação).

Ainda em relação à qualificação docente, os membros da diretoria da Adufal citaram o caso do Campus de Santana do Ipanema, onde, segundo eles, o quadro docente é reduzido, o que inviabiliza resguardar as condições devidas para a realização de atividade acadêmica; os professores não conseguem sair para se qualificar e quando saem, sobrecarregam os colegas, impedindo a realização das suas atividades.

Segundo o reitor da Ufal, foi proposto um projeto para construção de mais blocos em Santana, mas que para a realização das obras, será preciso atualizar os preços do projeto. Eurico Lobo afirmou ainda que esteve reunido pelo menos cinco vezes com professores e alunos do Campus para discutir o assunto.

“Havia sido estabelecido o prazo até abril passado para o início da construção, mas se está ocorrendo problemas de ordem financeira, tais questões devem ser divulgadas”, afirmou o professor Marcio Barboza.

Eurico Lobo lembrou então que estão sendo construídos os prédios de Ciências Sociais, Comunicação, laboratório de Física e dois galpões para o NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação).

Uma nova reunião ficou marcada para o próximo dia 13 de agosto, a partir das 10 horas. Na ocasião, deve-se voltar à discussão sobre a precarização do trabalho docente.

 

Thayanne Magalhães

MTE 1335 

Ascom Adufal 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail