21/07/2014
Atualizada: 21/07/2014 00:00:00


Implementada inicialmente em um número restrito de seções sindicais, a pesquisa piloto sobre a Saúde Docente foi aprovada 57º Conselho Nacional do Andes SN (CONAD), e tem como finalidade, registrar de forma sistemática situações de adoecimento relacionadas com o trabalho.  A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), está entre as seções que irão participar da pesquisa.

“Por conta das exigências do mercado de trabalho, docentes das instituições de ensino superior têm sido submetidos a condições que podem ser relacionadas a riscos para a saúde e adoecimento. Situações dessa natureza vêm sendo relatadas e usadas em pesquisas científicas e publicações no meio acadêmico”, explicou o presidente da Adufal, professor Marcio Barboza.

A priori, segundo informação divulgada em circular do Andes, algumas seções sindicais se propuseram, em um primeiro plano, a realizar a pesquisa piloto, sendo que a SEDUFSM e a APUFPR já a iniciaram, com boa aceitação dos docentes. Com base nessas experiências, foi deliberado no 33º Congresso do Andes SB, realizado na capital do Maranhão, São Luiz, em fevereiro de 2014, o Plano Geral de Lutas relativo à Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria.

Na ocasião, ficou definido “que as seções sindicais organizem espaços de discussão sobre condições de trabalho e adoecimento docente em suas bases. (...) Estimular as seções sindicais, com veemência, à realização da pesquisasobre Saúde Docente através de sua universalização” 

 

Thayanne Magalhães

MTE 1335

Ascom Adufal


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail