29/07/2014
Atualizada: 29/07/2014 00:00:00


 

Data: 29/07/2014

Na semana que antecede a chegada do Encontro Nacional de Educação (ENE), os últimos encontros regionais e estaduais preparatórios para o grande evento estão sendo realizados com intuito de organizar as demandas locais relacionadas à educação, a partir de um diagnóstico das entidades acadêmicas, sindicais e movimentos sociais de cada região. Além disso, conforme circular nº 140/2014 (acesse aqui), o Andes-SN solicita que as seções sindicais, as direções regionais e os diretores do Sindicato Nacional indiquem a quantidade de ônibus que foram disponibilizados para as caravanas que irão ao Encontro.

Nos dias 24 e 25 de julho, o Encontro Regional de Pernambuco, além de debater, de forma geral, as políticas educacionais da atualidade, antecipou a construção de um calendário de atividades, a ser apresentado no ENE, com intuito de unificar toda classe trabalhadora e juventude na defesa da educação pública. A Etapa Regional Centro Oeste (Planalto e Pantanal), que ocorreu em Goiânia, nos dias 25 e 26 de julho, com a presença de mais de 80 pessoas, representou Goiás, Brasília, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O encontro discutiu os desafios regionais e educacionais em defesa da educação pública no Brasil, a partir de uma análise sobre os problemas e contradições do Plano Nacional de Educação, sancionado recentemente pelo governo.

Representantes de várias entidades do setor da educação e da sociedade civil participaram também no final de semana dos dias 25 e 26 de julho, da Etapa Estadual Amazonas, no auditório da sede do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Financiamento da educação pública, democratização da educação e acesso e permanência foram os principais temas abordados de forma levantar subsídios mais consistentes para o encontro nacional. A etapa mineira e o encontro preparatório do Amapá também foram realizados na sexta-feira (25).

A etapa Estadual do Rio de Janeiro, organizada no sábado (26) pautou a necessidade de pensar uma nova agenda da sociedade brasileira para a educação em contraposição ao atual projeto que está colocado pelos governos - os responsáveis pelo atual sucateamento da educação pública. O encontro fez um diagnóstico da situação da educação no estado (redes municipais, estadual e federal), elaborando suas contribuições para o Encontro Nacional. No mesmo dia também aconteceu a Etapa Estadual do Piauí, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), em Teresina.

O encontro estadual de São Paulo e as etapas regionais de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e Dourados, e de São Paulo, envolvendo as cidades de São José do Rio Preto e Guapiaçu, já foram realizados.

Encontros que ainda estão por vir 

No dia 30 de Julho, ainda acontecerá o Encontro Preparatório em Sergipe, na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe, com objetivo de debater a construção de um novo ponto de partida para as lutas em defesa da educação pública. A Etapa Estadual de Mato Grosso acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat). Sob o título “O Ensino Básico e Superior e as Políticas Neoliberais – Outros Olhares sobre o PNE”, no dia 30 de julho, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb) organizará, como etapa preparatória ao ENE, uma videoconferência que poderá ser acessada por todos os departamentos e campi da Uneb.

Últimos dias para a inscrição no ENE

O prazo para as inscrições do Encontro Nacional de Educação (ENE), que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 10 de agosto, encerra nesta quarta-feira (30). A atividade reunirá professores, estudantes, técnico-administrativos em educação e militantes de diversos movimentos sociais e populares que darão um novo ponto de partida para a unificação das lutas dos movimentos sindicais, sociais e populares em defesa da educação pública.

Para se inscrever, é preciso preencher formulário CLIQUE AQUI e efetuar o pagamento, por meio de depósito identificado na conta corrente 26.826-7, da agência 2883-5, do Banco do Brasil. Os valores são de R$ 30 por pessoa e R$ 5 para militantes de movimentos populares. Outras informações estão disponíveis no blog do ENE e na página oficial do Encontro no faceboook.

Com informações: Amazonas Notícias, Adufmat, Associação dos Trabalhadores da Educação Municipal (ATEM/SP) e Aduneb.

 

 

 

Fonte: Andes SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail