19/08/2014
Atualizada: 19/08/2014 00:00:00


 



Diretora de Política Cultural é a representante da entidade no evento que está sendo realizado em Aracaju



A diretora de Política Cultural da Adufal, profesora Ângela Brito, participa do 59° Conselho Nacional do Andes (Conad) que está sendo realizado de quinta-feira (21) a domingo (24), em Aracaju. Instância deliberativa intermediária do Sindicato Nacional, o Conad vai reunir docentes delegados e observadores de todas as seções sindicais do Andes SN espalhadas por todo o país com a finalidade de atualizar o Plano de Lutas aprovado no Congresso Nacional da entidade e, como o Conad exerce também a função de Conselho Fiscal, serão apresentados relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias a serem examinadas e aprovadas.


Com o tema “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”, o 59º Conad vai abordar questões pertinentes ao fazer docente e às Instituições de Ensino Superior, a partir do balanço dos acontecimentos ocorridos no primeiro semestre, tendo como referência o conjunto de resoluções aprovadas no 33º Congresso do Andes-SN, realizado em São Luís (MA) de 10 a 15 de fevereiro deste ano.
Comporta em sua estrutura quatro temas: Tema I: Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às ações estabelecidas no 33° Congresso; Tema II: Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores; Tema III: Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores e Tema IV: Questões organizativas e financeiras.


“A estimativa para esta edição do Conad é de um público de 250 pessoas, entre delegados, observadores e Diretoria Nacional”, disse em entrevista, o professor Jailton Costa, secretário da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), entidade organizadora do evento. Esta é a terceira vez que Sergipe sedia o Conad. O 58º foi realizado no ano passado, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Posse da nova diretoria do Andes SN - Durante o 59º Conad tomará posse e realizará sua primeira reunião, a nova diretoria que estará à frente do Andes SN nos próximos dois anos. Entre os 83 membros dirigentes que compõem a nova diretoria da entidade, está o professor Tiago Leandro (Zurck), do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, eleito vice-presidente da Regional Nordeste III (Alagoas, Bahia e Sergipe).


Realizada em maio, a eleição do Andes SN levou 9.157 eleitores às urnas das seções sindicais da entidade espalhadas por todo o Brasil. A nova diretoria foi eleita com 8.390 votos. 516 foram em branco e 251 nulos. Em Alagoas, foram às urnas 245 eleitores dos 1.428 docentes sindicalizados aptos a votar. Destes, 205 votaram na Chapa 1, única no pleito, 27 votaram em branco e 13 votos foram nulos.
Assessoria de Comunicação da Adufal


Lucia Rocha M T E 679


Tels.: 82 3241 1880 e 82 9953 0252

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail