20/08/2014
Atualizada: 20/08/2014 00:00:00


Teve início nesta segunda-feira (18) o 2º Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia (Caiite) no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com enfoque no tema “Tecnologias e Educação: Soluções Inovadoras”. O evento envolve as seguintes instituições de ensino superior do estado: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) E Universidade das Ciências  e da Saúde (Uncisal).

O primeiro dia contou com atração artístico-cultural e palestras. Entre as palestrantes estava a associada da Adufal, professora Maria Aparecida Oliveira, conhecida como Cida, com o tema “Relações Étnico-Raciais. “A palestra teve como objetivo  promover o debate sobre o que é racismo e a luta da mulher negra no combate as todas as formas de discriminacão racial e de gênero, a tripla formas de violencia a que está submetida a mulher negra  na sociedade brasileira, como uma forma de contribuir para sua erradicaçao e garantia dos direitos humanos. Foi abordado os seguintes conteúdos: Gênero, identidade de gênero; preconceito racial, racismo, formas de racismo; racismo no Brasil, mulher negra e violencia, impactos do racismo e da violencia na saude da mulher negra”, afirmou.

Na terça-feira (19), segundo dia do Caiite, Cida participou com uma oficina que tratava de “Diversidade Religiosa”. "A oficinina teve como objetivo refletir criticamente sobre o racismo e o preconceito presente na sociedade brasileira e a violencia que é perpetrada à religiao  de matriz africana. O debate se deu após a reflexao sobre o video Preconceito Racial e  o Cuidar  do Terreiro. O debate girou em torno do preconceito racial e da forte discriminação religiosa presente ainda no contexto de nossa sociedade e o desafio de se produzir uma educação antiracista que tenha em seu bojo o respeito a diversidade racial religiosa e sexual", concluiu.

Tecnologia na Educação

Também no primeiro dia do Caiite 2014 aconteceu a palestra do professor Klaus Schlunzen, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que destacou haver urgência de intervenção no ambiente acadêmico e que o grande desafio a ser superado tem como ponto de partida a formação do professor. “A tecnologia é uma catalisadora de mudanças. Estamos passando por uma transição da lógica da distribuição (informação) para a lógica da construção (interação e comunicação)”, frisa.

Segundo Klaus, é preciso conceber ambientes mais abertos de aprendizagem para acompanhar o avanço tecnológico. “Antes a fonte de informação era o professor, mas com a tecnologia essa fonte passou a ser o Google etc. Cabe ao professor mostrar para a criança o que se faz com a informação obtida. Mas só conseguiremos fazer a construção do conhecimento se conseguirmos colocar a mão na massa, impregnando as tecnologias na formação do professor em contexto do ensino superior”, reforçou Schlunzen.

A programação do 2º Caiite está disponível no site www.caiite.org, mas ainda está sujeita a atualizações. Mais de 600 atividades estarão disponíveis durante os dias em que acontece o evento, que vai até o próximo sábado (23).

* Com Ufal 

* Foto: Ufal

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail