12/09/2014
Atualizada: 12/09/2014 00:00:00


 

As duas atividades foram apresentadas pelo professor Fábio Paraguaçu, da diretoria de Imprensa e Divulgação da entidade, durante o Café e Prosa da quarta-feira (10)

Com originalidade e muita descontração, o Núcleo dos Aposentados da Adufal realizou na quarta-feira (10) mais um Café e Prosa. A abertura do evento contou com a presença do presidente da entidade, professor Marcio Barboza.

Desta vez, as boas novas foram apresentadas pelo professor Fábio Paraguaçu, da diretoria de Imprensa e Divulgação da Adufal: a realização de um curso de inclusão digital e uma oficina de yoga ayurvédica do rejuvenescimento para os associados aposentados. O professor vai coordenar as duas atividades.

Doutor em Ciência da computação e professor do Instituto de Computação (IC) da Ufal,   Paraguaçu vai coordenar o curso de inclusão digital com a participação do professor Arturo Hernándes Domíngue e da professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa e a colaboração dos estagiários André Vieira e Eline Paulo, do curso de Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento do (IC).

Com a duração de duas semanas, sendo dois momentos presenciais e um conjunto de atividades no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, o curso tem entre seus objetivos apresentar como funciona a interação entre grupos nas redes sociais; fazer com que os participantes passem a ser autores de projetos que permitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação no mundo digital, mostrando-lhes as possibilidades de compartilhamento de recursos como textos, imagens e vídeos.

“A tecnologia avança cada vez mais rapidamente em relação a nossa capacidade de assimilar informações e isso causa grandes lacunas do conhecimento. Nossa intenção é trazer os colegas aposentados para o mundo digital, apresentando-lhes ou otimizando seus conhecimentos sobre as redes sociais. Vamos explicar o uso de uma série de ferramentas e os participantes vão elaborar diversos projetos práticos e fazer a manutenção de redes sociais”, disse o professor.

Oficina de yoga –Terapeuta ayurvédico e praticante de yoga desde criança, o professor Fábio Paraguaçu, com a colaboração da professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa, vai ministrar a Oficina Yoga Ayurvédica do Rejuvenescimento que tem o objetivo de restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

A atividade será realizada em quatro oficinas práticas durante um mês, trabalhando ritos tibetanos, exercícios respiratórios, mantras e meditação. Segundo Paraguaçu, relatos dão conta de que a prática diária da yoga ayurvédica traz efeitos tais como sensação de juventude, perda de gordura e flacidez, alívio de artrite, melhora de sinusite, alívio de dores e melhor digestão.

 Ao apresentar a proposta, o professor abordou alguns conceitos que regem a medicina ayurveda, como a necessidade de que as pessoas que buscam saúde, bem-estar, crescimento pessoal e harmonia em suas vidas, modifiquem modos de viver e hábitos alimentares. “Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação”, atentou.  Segundo ele, o conceito de longevidade e rejuvenescimento tem a ver com um melhor funcionamento celular.  

Conforme explicou, toda a manifestação material do universo é formada pelos elementos éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes cinco elementos, inclusive o corpo humano. Quando algum desses elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Contatos: 82 3241 1880  e  82 9953 0252

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail