22/10/2014
Atualizada: 22/10/2014 00:00:00


 

 

Presidente da Adufal prestigia solenidade em que foram empossados o professor Luiz Antonio Cabral como ouvidor geral e o técnico Wellington Pereira como corregedor seccional da instituição

 

O associado e membro do Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Luiz Antonio Palmeira Cabral e o servidor técnico Wellington Pereira foram empossados pelo reitor Eurico Lôbo, no dia 13, como ouvidor geral e corregedor seccional da Ufal, respectivamente. Os dois órgãos vão funcionar no prédio da Reitoria, nas salas onde funcionava a Edufal.

Marcando a implantação da primeira Ouvidoria Geral e Corregedoria Seccional da Ufal, a solenidade foi prestigiada pelo presidente da Adufal, professor Marcio Barboza que, na ocasião, destacou a experiência e o compromisso dos empossados com a universidade, demonstrados pelas suas histórias de vida dentro da instituição. “Faço votos de que esses dois órgãos façam a diferença na vida acadêmica e administrativa da Ufal”, disse.

Segundo o professor Luiz Antônio, a setor será aberto ao público tão logo seja montado o espaço físico, alocação e capacitação do pessoal que irá trabalhar no setor que vai contar com um sistema informatizado de gestão.

 “A Ouvidoria vem suprir uma lacuna existente na universidade e se constitui num importante canal de aproximação da instituição com a comunidade universitária e com o público externo que interage com a Ufal”, disse Luiz Antônio.

Para ele, as ouvidorias são uma importante ferramenta de gestão. “Principalmente no serviço público, identificando as áreas que estejam merecendo mais atenção dos gestores, auscultando os anseios dos integrantes da instituição e levando à gestão superior propostas de solução de problemas e melhoria do funcionamento das mesmas”, expôs.

Sobre os dois empossados - Luis Antônio Palmeira Cabral é integrante da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac) onde atuou como gestor em dois mandatos consecutivos e ocupou vários cargos na instituição. Wellington Pereira integrou por 19 anos o Departamento de Administração de Pessoal (DAP), sendo diretor na gestão da reitora Ana Dayse Dorea.

Ouvidoria de Corregedoria  - De acordo com o Regimento da instituição, a Ouvidoria Geral é o órgão encarregado de prestar assessoramento em assuntos de natureza administrativa e acadêmica que envolvam interesse dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo, bem como os da comunidade externa que guardem relação com a Universidade. 

No âmbito da administração pública federal, a Corregedoria Seccional atende às exigências do Decreto no 5.480, de 30 de junho de 2005, o qual dispõe sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. Prevê a existência de unidades seccionais com atividades relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades no âmbito do Poder Executivo Federal, por meio da instauração e condução de procedimentos correcionais. Trata de assuntos disciplinares, podendo fazer uso de medidas de repressão e prevenção de condutas faltosas de servidores públicos. 

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Contacto: 82 3241 1880  e  82 9953 0252

 

 

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail