13/11/2014
Atualizada: 13/11/2014 00:00:00


35 anos de Adufal

Adufal: da instalação às primeiras atividades

 

A partir da reunião de instalação da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), no dia 7 de novembro de 1979, os docentes se organizaram, a exemplo de outras universidades do país, para elaborarem um ante-projeto de estatutos que passou a ser assunto de discussão dos docentes.

Os estatutos das associações das universidades do Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP) serviram de exemplo para a conclusão do estatuto da Adufal.

No dia 14 de novembro de 1979, no auditório da antiga reitoria, com a presença de 58 docentes, foi realizada a plenária que teve como pauta a reunião a ser promovida pelo MEC, nos dias 19 e 20 de dezembro, em Natal, no Rio Grande do Norte, com a participação de representantes das universidades do Norte e do Nordeste.

As deliberações foram acerca da conveniência da representação da Ufal, pela diretoria provisória, na reunião de Natal e, consequentemente, providências de recursos financeiros para a viagem.
Foram feitos encaminhamentos ao Encontro Regional de Representantes das Universidades Norte-Nordeste para análise dos ante-projetos encaminhados pelo MEC para reformulação do Magistério Superior e das IES.

Nos dias atuais, as plataformas de luta se concentram na defesa da Educação Pública e de qualidade, dos direitos na aposentadoria, direitos e organização dos trabalhadores.

Outro debate constante da sociedade e da universidade são os cinquenta anos de golpe militar. Para pontuar a questão, o Andes-SN lançou a revista n° 54 “Universidade e Sociedade”, quinta-feira, dia 21 de agosto último.

Na palestra “Reflexão sobre a Carreira Docente”, no auditório da reitoria da Ufal, proferida no dia 12 de novembro, pelo professor Paulo Marcos Borges Rizzo, presidente do Andes-SN, parabenizou a Adufal pelos 35 anos e lembrou que a instituição participou das atividades de luta do sindicato nacional, desde a primeira greve dos docentes federais, em 1980 até a última grande luta da categoria, em 2012.

Desejamos seguir novos passos rumo à construção da Universidade Brasileira.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail