26/11/2014
Atualizada: 26/11/2014 00:00:00


Associado da Adufal irá expor moedas e cédulas de 120 países

Exposição será realizada na Ufal na próxima terça-feira, dia 2

O professor do Instituto de Geografia e do Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Tarcísio Gomes Martins, irá expor sua coleção de cédulas e moedas de 120 países.

O material, colecionado ao longo de 15 anos, ficará à disposição do público no Centro Integrado Comunitário (CIC) da Ufal, na próxima terça-feira, dia 2, das 8 às 18 horas. Entrada franca.

O professor Tarcísio Martins, integrante da Adufal, afirmou que desde criança começou a ter interesse em colecionar os numerários. Mas que o hobby veio se tornar mais intenso há 15 anos.

“Tenho os mais diversos tipos de moedas e cédulas. Algumas compro, outras ganho. Recebo doações de amigos que sabem do meu interesse em colecioná-las”.

Segundo o professor, o objetivo da exposição intitulada de I Exposição de Numismata do CIC, é identificar, na Ufal, um grupo de pessoas que tenham o mesmo interesse para poder formar um núcleo e, posteriormente, até conseguir um museu de numismata na Universidade.

Entre as raridades, o professor cita a menor cédula do mundo. Com apenas 4x6 cm, a cédula de um centavo veio de Hong Kong. No acervo, existe também a maior cédula do mundo. Da Tailândia, o dinheiro em papel tem 21 centímetros.

“Tenho ainda a maior cédula em termos quantitativos, em termos numerários. Tenho a cédula de 100 trilhoes de dólares do Zimbábue que me custou a fortuna de R$ 3,00”, brincou o professor.

Tarcísio Martins guarda, com orgulho, moedas e cédulas dos nove padrões monetários já existentes no Brasil. Conforme o numismata, o país é um dos que mais trocaram de moeda ao longo de sua história, a exemplo de outros países da América do Sul.

Mais recentemente, ele adquiriu cédulas da Copa do Mundo 2014, sediada no Rio de Janeiro, Brasil, em meados deste ano.

Para diversificar sua coleção, o numismata e professor compra, recebe e troca os numerários. Quem quiser entrar em contato com ele, pode ligar para o telefone (82) 8804-8666.         

Numismática é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. Por numismática entende-se o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos “monetiformes”, ou seja, assemelhados às moedas, como por exemplo as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail