27/02/2015
Atualizada: 27/02/2015 00:00:00


 

A Adufal parabeniza seus associados pela conquista e pela trajetória acadêmica;

os docentes são os primeiros a serem promovidos à classe E, na instituição

 

Os professores Jenner Barretto Bastos FilhoMarcelo Leite Lyra e Maria Tereza de Araujo, do curso de Física e o professor Hilário Alencar, do curso de Matemática, da Ufal, foram aprovados com nota 10 em todas as etapas do processo de promoção à classe E  com denominação de professor titular -, o topo da carreira do magistério superior federal.

Esta é uma notícia que temos orgulho e imenso prazer em divulgar. Parabenizamos os colegas cujas trajetórias são marcadas pelo esforço, dedicação à academia e prazer de ensinar. A conquista nos honra e incentiva nossa categoria que, em grande parte, tem sido responsável pela produção do conhecimento científico do país”, disse o presidente da Adufal, professor Marcio Barboza. 

Os quatro docentes são os primeiros a participar de avaliação para acesso à classe E, situação que passou a existir pela Lei 12.772/2012, alterada pela Lei 12.863/2013 e regulamentada no âmbito da Ufal em novembro de 2014, com a publicação da Resolução 78/2014, do Conselho Universitário da instituição. Foi pela nova Lei que a classe de Professor Titular, passou a ser uma posição acessível por meio de promoção e não mais apenas por concurso público, como até então acontecia. 

Conforme a resolução, para participar da promoção à classe E, o docente precisa ter o título de Doutor e ter cumprido interstício mínimo de 24 meses de efetivo exercício no nível 4da classe D (Professor Associado) e passar por rigoroso processo de avaliação que se desenvolve em duas etapas: primeiro é feita a análise de um relatório de desempenho acadêmico do docente durante os últimos dois anos. Essa análise é feita por uma comissão interna. 

A segunda etapa se constitui em defesa de uma tese acadêmica inédita ou de memorial acadêmico. Os quatro doutores optaram por escrever o memorial onde relataram suas atividades acadêmicas desde o início da carreira até os dias atuais. Em solenidade aberta ao público, cada um defendeu seu memorial diante de uma comissão especial que também os arguiu.

A banca avaliadora dos docentes do curso de Física foicomposta pelos professores doutores Antônio Ferreira da Silva, titular da Universidade Federal da Bahia e José Ricardo de Sousa, titular da Universidade Federal do Amazonas e Josué Mendes Filho, titular da Universidade Federal do Ceará, sendo este último o presidente da comissão.

A comissão que avaliou o memorial do professor Hilário Alencar foi composta pelos professores doutores Daniel Cordeiro de Morais Filho e Marco Aurélio Soares Souto, da Universidade Federal de Campina Grande, e Manoel José Machado Soares Lemos, da Universidade Federal de Pernambuco

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

(82) 3241 1880  (82) 9614 4830

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail