27/03/2015
Atualizada: 27/03/2015 00:00:00


 

 

Diretoria da entidade convida docentes a fazer parte

 

 

Em reunião coordenada pela Adufal – seção sindical do Andes SN, nesta quinta-feira (26), no auditório da Bibliotecal Central do Campus A. C. Simões, docentes da Ufal debateram sobre a conjuntura nacional, com vistas a organizar o movimento docente, no Estado e deram início à formação de uma comissão de mobilização local (CML) para acompanhar o andamento das negociações da Campanha Salarial 2015.

“Convidamos os docentes interessados em fazer parte a enviar mensagem, informando dados como número de celular e unidade em que trabalha para o endereço eletrônico contato@adufal.org.br e aguardar comunicação sobre a data da próxima reunião”, convoca o presidente da Adufal, professor Marcio Barboza.

“A comissão tem como propósito se manter vigilante aos acontecimentos nacionais e intensificar a mobilização da categoria na demonstração de força, unidade e disposição no intuito de pressionar o governo a atender a pauta de reivindicações já protocolada junto ao MEC e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)”, expõe.

Conforme explicou Marcio Barboza, como vem ocorrendo há alguns anos, a Campanha Salarial de 2015 está sendo encaminhada junto aos demais servidores públicos federais (SPF). Entre os 20 eixos consensuais estão a reivindicação de reajuste linear de 27,3%; política salarial permanente, com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; data-base em 1° de maio; direito de negociação coletiva, conforme previsto na Convenção 151; paridade salarial entre ativos e aposentados.

Como há reivindicações que são específicas da categoria, o Andes-SN vem tentando retomar a interlocução com o Ministério da Educação (MEC), buscando dar continuidade aos processos entabulados com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC), (veja abaixo em documentos anexos) no primeiro semestre de 2014, quando se chegou a ter um consenso em relação aos princípios norteadores da carreira.  

Matérias do Andes-SN dão conta de que o 34º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em Brasília, no período de 23 e 28 de fevereiro fez a atualização da pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) para 2015, que foi protocolada junto ao MEC. (Confira documento abaixo).

 

  “A pauta aprovada no congresso mantém os princípios da carreira, acrescenta outras reivindicações e também os termos da campanha salarial unificada dos Servidores Federais. Queremos que seja estabelecido um processo de negociação com o Ministério da Educação, mas retomando os princípios da carreira, sem o que não há como avançar”, explica o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, em matéria publicada no dia 5 deste mês.

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha  MTE 679

82 3241 1880  82 9953 0252  82 9614 4830

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail