30/06/2015
Atualizada: 30/06/2015 00:00:00


 

Data: 29/06/2015

A greve nacional dos docentes nas Instituições Federais de Ensino (IFE) do Andes-SN completou um mês neste domingo (28). A cada dia novas seções sindicais do Sindicato Nacional aderem ao movimento paredista e as que já estão paralisadas votam pela permanência e fortalecimento da greve, que, atualmente já conta com a adesão de 38 seções sindicais, segundo o último quadro divulgado pelo Comando Nacional de Greve (CNG), dia 25. Na pauta de reivindicações dos docentes está a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho e ensino, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados.

Paulo Rizzo, presidente do Andes-SN, avalia que o primeiro mês foi marcado por um processo de ampliação e consolidação da greve. “Foi um mês de tentativas de negociação com o governo, com o Ministério da Educação (MEC) assumindo os cortes e não apresentando propostas para os professores, no que diz respeito as verbas e as condições de trabalho, e nem disposição para manter o orçamento das instituições e resolver os graves problemas enfrentado por elas”, disse o presidente do Sindicato Nacional em referência a reunião, no dia 23 de junho, entre diretores do ANDES-SN e representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) dos docentes federais com Jesualdo Farias, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). 

Na ocasião, o secretário disse que as questões relativas à carreira docente poderiam ser tratadas num grupo de trabalho, a ser pensado depois de 15 de julho, e que em relação à valorização salarial de ativos e aposentados, seria necessário aguardar a resposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). Enquanto acontecia a reunião com a Sesu/MEC, docentes de diversas IFE que compõem o CNG se concentraram em frente ao prédio do ministério, em ato de vigília. (Veja aqui

O presidente do Sindicato Nacional também avaliou resposta apresentada pelo secretário de Relações de Trabalho do Mpog (SRT/Mpog), Sérgio Mendonça, em reunião realizada no dia 25 de junho, com o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPF), e outras entidades sindicais, para apresentar resposta à pauta de reivindicações dos SPF. “No que diz respeito à situação salarial e de carreira, o Ministério do Planejamento apresentou ao conjunto de servidores uma proposta insustentável, abaixo da inflação. Ele quis um compromisso das entidades para assinar um acordo, por quatro anos, que significaria um confisco salarial para os servidores”, contou Rizzo, que ressaltou o posicionamento veemente dos SPF em não aceitar esta proposta do governo.

No mesmo dia, os servidores foram às ruas em várias cidades para marcar o Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações dos Servidores Públicos Federais (SPF). Eles realizaram mobilizações e atividades com o intuito de dar visibilidade à Campanha Salarial Unificada 2015 dos SPF, e divulgar a pauta unificada junto à população. As seções sindicais do Andes-SN participaram e organizaram atos em vários estados, juntamente com as demais categorias do funcionalismo público. (Veja aqui

Para Paulo Rizzo, esta é uma nova etapa da greve na qual é necessário aumentar a pressão sobre o governo. “Precisamos fortalecer a greve, contar com as greves que estão para ser deflagradas na Previdência [Fenasps], nos Ifes e em outros órgãos do serviço público e fortalecer alianças entre professores, técnico-administrativos e estudantes. Um grande momento, de imediato, será a reunião da Educação Federal e a Caravana Nacional em Defesa da Educação Pública”, disse.

A reunião da educação federal ocorrerá no dia 6 de julho, a partir das 9h, no Brasília Imperial Hotel, em Brasília (DF) e debaterá a situação de crise pela qual passam as instituições federais, potencializada pelos recentes cortes orçamentários. No dia seguinte, Docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes se preparam para o grande ato na capital federal no dia 7 de julho, organizada por ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, Anel e Oposição de Esquerda da UNE. “Chamamos todas as seções e os comandos de greve para jogarem peso nessas atividades”, conclama o presidente do Andes-SN. Ainda no dia 7 também haverá reunião dos servidores públicos federais com o Mpog.

Início da greve

Deflagrada no dia 28 de maio, conforme deliberado na reunião do Setor das instituições Federais do Andes-SN (Ifes), a greve dos docentes coincidiu também com a deflagração da greve dos servidores técnico-administrativos, e contou com a adesão 18 seções sindicais no primeiro dia, quando foi instalado, na sede do Andes-SN, o Comando Nacional de Greve (CNG), órgão condutor da greve, com a presença de delegados enviados pelas suas respectivas seções sindicais.

Desde então, as seções sindicais em greve vêm realizando diversas atividades para dialogar com a sociedade, apresentar a pauta do movimento e expor as condições precárias da educação federal. No dia 23 de junho, quando ocorreu a reunião com a Sesu/MEC, foram realizados atos de vigília em diversas cidades. Em Brasília, o comando nacional de greve se concentrou em frente ao MEC, onde, entre outras atividades, apresentaram o xote da greve (confira o vídeo).

 

 

 

Fonte: Andes SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail