30/07/2015
Atualizada: 30/07/2015 00:00:00


Maceió-AL, 28 de julho de 2015
 
O Comando Local de Greve da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (CLG/ADUFAL) vem a público esclarecer que não há data definida de término da greve e que há espaços de informação alimentados diariamente informando sobre nossas atividades.
 
Entendemos que as mídias sociais têm a potencialidade de gerar o acesso a informações e pessoas que os grandes grupos comunicacionais não possibilitavam, mas também que a difusão de informações falsas é ainda maior. Por conta disso, saber a fidelidade da fonte em que vemos algumas notícias antes de compartilhar é fundamental em meio a um turbilhão de mensagens do cotidiano. E isso não é e não será problema exclusivo do atual processo de greve.
 
Seria impossível para xs docentes que constroem a greve na UFAL acompanhar boato por boato que surge dia a dia nas mídias sociais, pela capacidade de maior reprodução deste tipo de informação nas redes. Além de estarmos mais preocupados em garantir e participar de espaços presenciais para discutir a pauta em questão, em assembleias semanais, atos, manifestações e reuniões com outras categorias, casos dos técnicos e estudantes desta universidade (a partir do comando unificado), e de outras categorias de servidores públicos federais (Fórum dos SPFs).
 
As próximas semanas serão decisivas para a greve, pois está havendo mesas de ?negociações (SPFs e setoriais) com o governo e as contrapropostas estão sendo elaboradas. Não há como dizer quanto uma greve durará ou ?‎quando ela ?terminará, porque isso depende do processo de negociação com o governo, algo que é dinâmico e exige mudanças de táticas e estratégias a cada momento.
 
A melhor forma de saber sobre a greve docente é com quem a constrói. Assim, indicamos ao menos três fontes locais para se informar:
 
1- Participar das assembleias semanais que, com raras e anunciadas exceções, são realizadas todas as quartas-feiras a partir das 9h no Auditório do CIC, no Campus A.C. Simões, em Maceió;
 
2- Acompanhar o site e o perfil no Facebook da Adufal, que conta também com informações nacionais atualizadas: https://www.facebook.com/adufal.secaosindical - http://adufal.org.br;
 
3- Acompanhar o blog “Greve Docente UFAL 2015”: http://grevedocenteufal.blogspot.com.br/;
 
4- Acompanhar o blog do Comando Nacional de Greve, que conta com representante docente da UFAL: www.grevenasfederais.andes.org.br.
 
Por fim, também entendemos que a greve traz prejuízos, mas que podem ser reparados a curto prazo. A privatização da educação superior, a desvalorização dos docentes, o desmonte das universidades públicas e a retirada dos direitos dos servidores públicos, não! É para evitar retrocessos que seguimos conclamando não só xs colegas docentes, mas toda a sociedade para construir conosco esta luta.
 
 
CLG/ADUFAL
Fonte: CLG/ADUFAL

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail