30/07/2015
Atualizada: 30/07/2015 00:00:00


 
 
O Comando Local Unificado da UFAL (que reúne os comandos locais de greve, a Adufal, o Sintufal e o DCE) convoca a sociedade alagoana para o "Ato em defesa da escola pública", a ser realizado na segunda-feira, a partir das 14h, em frente ao Hotel Jatiúca, onde ocorrerá a abertura da reunião descentralizada do Conselho Nacional de Educação (CNE). O evento contará com a presença do Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro.
 
O ajuste fiscal do Governo federal centrou seus cortes na Educação, na Saúde e no Ministério das Cidades, áreas voltadas ao social. Na Educação, foram R$ 9,432 bilhões a menos no orçamento para 2015, mas com um repasse bem menor antes mesmo de ser anunciado em maio, o que fez com que, por exemplo, universidades tivessem a energia cortada, que as bolsas para estudantes de diferentes níveis atrasassem e que cursos paralisassem suas atividades por falta de coleta de lixo, pois as empresas terceirizadas estavam sem receber há meses.
 
Após o anúncio dos cortes, a preocupação se intensificou. Há universidades que não sabem como passarão do mês de setembro e programas de pós-graduação que já gastaram toda a verba de custeio para o ano, cujos cortes teriam sido da ordem de 75% em relação a 2014.
 
A atividade de segunda também é construída pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais de Alagoas, que se reunirá na próxima sexta-feira (31) para fechar as atividades para o ato. O encontro será a partir das 13h, no Sindjus (Rua Eng. Roberto Menezes, antiga Rua da Praia, nº 102, Centro). A concentração para o ato está inicialmente marcada para as 12h30, no Posto 7.


ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA dia 03 de agosto
LOCAL: Posto 7 (Concentração)
HORA: 12h30

Fonte: CLG/ADUFAL

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail