04/09/2015
Atualizada: 04/09/2015 00:00:00


Data: 04/09/2015

 

 

 

Um ato conjunto de professores, técnicos universitários e estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) protestou no início da tarde de quarta-feira (2) contra os constantes atrasos no pagamento dos terceirizados da Uerj. O protesto contou com a participação de algumas trabalhadoras terceirizadas, que relataram situações de privação pela irregularidade nos pagamentos. “Meu aluguel vence no dia 10 e, mais uma vez, não tenho dinheiro para pagar. Alguns colegas que só trabalham na Uerj estão passando fome com suas famílias”, relatou uma trabalhadora.

 A presidente da Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj Ssind), Lia Rocha, lembrou que, além da solidariedade com os trabalhadores terceirizados, a manifestação teve o objetivo de denunciar a situação de precarização e sucateamento da universidade. “O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) vive a situação mais dramática entre as unidades da Uerj. Todas as denúncias feitas hoje (como a da invasão de moscas varejeiras no Centro Cirúrgico, relatada por um servidor do Hospital) dão um panorama do que estamos vivendo. A difícil situação na universidade não é de hoje, mas tem se agravado nos últimos meses. Todo mundo que chega à Uerj para trabalhar ou estudar esbarra nessa precariedade. São elevadores que não estão funcionando, pois as ascensoristas estão sem receber, são os banheiros que não são limpos, pois o pessoal da limpeza também está sem pagamento. O mesmo ocorre com os terceirizados da segurança”, relatou.   

Lia lembrou ainda que a assistência estudantil não é suficiente para cobrir a demanda da universidade e os salários dos professores estão com uma defasagem de mais de 94%. A presidente da Asduerj SSind leu a moção de repúdio aos atrasos de pagamento dos terceirizados, aprovada na última assembleia docente.

No início do ato, o diretor da Asduerj SSind, Guilherme Vargues, leu uma carta do chefe da Psiquiatria do Hupe, professor Paulo Roberto Pavão. Devido à paralisação dos serviços de limpeza por falta de pagamento dos terceirizados, Pavão decidiu suspender as internações na enfermaria da clínica de Psiquiatria para “guardar o bem-estar de pacientes e servidores”.

No final da tarde, uma manifestação organizada por Centros Acadêmicos realizou um novo protesto contra o atraso no pagamento dos terceirizados, no campus Maracanã da Uerj.

 

Edição do Andes-SN

 

 

 

 

 

Fonte: Fonte: Asduerj SSind

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail