04/09/2015
Atualizada: 04/09/2015 00:00:00


Data: 04/09/2015

 



As universidades estaduais do Ceará enfrentaram dois duros processos de greve no último período, mas as conquistas de docentes, servidores e estudantes mostram que o processo de luta foi positivo para a educação pública. Foi conseguido, por meio da greve, a realização de concursos públicos, a realização de obras de infraestrutura, o aumento das bolsas de assistência estudantil, entre outras pautas. Agora, as categorias pressionam a Secretaria de Educação do Ceará a consolidar essas conquistas. 

No final de agosto teve lugar uma reunião entre a secretaria e os representantes das seções sindicais do ANDES-SN das três universidades, na qual foi debatida a situação dos pontos acordados ao final da greve. Epitácio Macário, 2º vice-presidente do ANDES-SN, esteve presente na discussão e afirmou que houve avanços em diversas pautas, ainda que haja problemas a resolver. 

“Essa reunião faz parte de um conjunto de reuniões que estamos realizando com o governo para cobrar que o acordo da greve seja cumprido, e para acabar com as pendências da greve. Tivemos avanços, como a garantia dos concursos, em especial na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e na Universidade Regional do Cariri (Urca), no entanto, o número de concursos ainda não é o correto. O que o governo nos disse é que falta fazer uma redistribuição de cargos, que deve ocorrer até o próximo mês”, afirmou o docente. 

Segundo Macário, há problemas também com os concursos para técnico-administrativos em educação, que ainda dependem da criação de uma lei para poderem ser realizados. “Quanto a isso, vamos ficar vigilantes”, ressaltou o 2º vice-presidente do ANDES-SN. Ele lembra, ainda, que a obra da Faculdade de Educação de Itapipoca teve a residência estudantil, algumas salas de aula e um auditório cortados de seu projeto inicial.

“Cobramos deles a necessidade de que o projeto original seja mantido, e conseguimos marcar uma reunião entre a universidade, a secretaria de educação e o departamento de engenharia do governo. Para a residência estudantil da UVA em Sobral já há dinheiro em caixa, e ela deve começar a ser reformada em breve”, disse Epitácio Macário. 

O docente criticou o governo por conta das bolsas de assistência estudantil. Segundo ele, a criação de novas bolsas não deveria ser temporária, mas, com os cortes orçamentários, o governo só as garante até o final do ano. “Esse é um dos gargalos dessa negociação. Mas, no geral, o saldo da greve é muito positivo e nos coloca em outro patamar de luta. Agora, nossa briga é para consolidar essas conquistas, e também para que não haja cortes nas verbas de custeio das universidades”, concluiu. 

Confira aqui o documento elaborado pelas seções sindicais do ANDES-SN nas universidades estaduais cearenses sobre a reunião com o governo.

*Foto: Sinduece SSind.

 

 

 

Fonte: Andes - SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail