08/10/2015
Atualizada: 08/10/2015 00:00:00


Alunos do curso de Medicina da UFAL convocam ato para esta sexta-feira (09)

Ana Daniella Leite

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) - popularmente conhecido como Hospital Universitário (HU) - que pertence à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mas é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), enfrenta a pior crise de sua história. Desde o dia 23 de setembro, os serviços estão suspensos por falta de medicamentos básicos. Todas as cirurgias foram canceladas; todos os tratamentos com quimioterapia estão suspensos; além da suspensão de todos os internamentos nas áreas de clínica médica e clínica pediátrica.

Diante do caos, os estudantes do curso de Medicina da UFAL, através do Centro Acadêmico Sebastião da Hora (CASH), convoca a comunidade acadêmica e a população para nesta sexta-feira (09), às 10h30, em frente à entrada principal do HU, participar de um ato em defesa da saúde pública no Estado e do hospital.

Segundo a assessoria de imprensa do HU, desde o dia 30 de setembro, a triagem de pacientes encaminhados para tratamento na oncologia foi normalizada. Além disso, afirma que o restabelecimento das atividades de internamento nas clínicas pediátrica e médica e na UTI Geral, além das consultas no Ambulatório de Hematologia, foi viabilizado após a chegada de recursos financeiros e orçamentários enviados pelo Ministério da Educação (MEC), no valor de R$ 2,7 milhões, que está sendo utilizado para aquisição de medicamentos e insumos para abastecer o estoque até o mês de dezembro deste ano.

Apesar das informações provenientes da gestão da EBSERH, professores e alunos da UFAL, além dos usuários do hospital, pontuam que os serviços continuam paralisados e sem previsão de retorno.

 

 

 

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail