25/11/2015
Atualizada: 25/11/2015 00:00:00


De 27 a 29 de novembro, as regionais Leste, São Paulo, Nordeste III e Planalto do ANDES-SN irão promover o Encontro Inter-Regional - Os desafios da organização sindical na atual conjuntura, no campus I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na cidade de Diamantina (MG). A realização do espaço é resultante de uma deliberação do 34º Congresso do Sindicato Nacional, que impulsionou a construção de seminários regionais pelas secretarias regionais, e tem como objetivo discutir as novas formas de organização sindical no contexto de expansão das instituições públicas, da realidade multicampi, do avanço dos ataques à Educação Pública, através da terceirização do trabalho e da implantação da gestão das instituições públicas de ensino por meio das Organizações Sociais (OS).

 “A proposta de realização do Encontro Inter-Regional, para além de uma deliberação congressual, é o resultado de uma demanda de um conjunto de professores da base do ANDES-SN e da própria Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) [instituição que sediará o encontro], sobre a organização sindical diante da realidade de uma instituição multicampi inserida em uma conjuntura de ataques ao caráter público da Educação”, aponta Renata Rena, 2ª vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN.

 A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri está situada em Diamantina, mas possui campi em outras cidades, como Teófilo Otoni, Unaí, Curvelo, Janaúba e Couto de Magalhães. “Queremos discutir como vamos organizar esses professores. O local de trabalho é a instituição  como um todo ou é a cidade onde os docentes trabalham? a Associação de Docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ADUFVJM) representa hoje professores não só que dão aula em Diamantina, mas nos demais campi distantes”, explica Renata.

 Os participantes também discutirão sobre opressões e assédio moral no trabalho docente, além dos debates sobre organização sindical, terceirizações, Organizações Sociais (OS) e Previdência Complementar acerca tanto da realidade das instituições federais, quanto das estaduais e municipais de ensino. “O debate sobre Previdência Complementar é muito importante para nós nesse momento em que a presidente Dilma sanciona uma lei que torna obrigatória a adesão de todos os servidores públicos federais ao Funpresp”, diz Renata.

 No segundo dia do Encontro serão organizados Grupos de Trabalho (GT) como forma de aprofundar as discussões das mesas junto aos docentes. O acúmulo dos debates serão encaminhados para a Plenária Final, no domingo. “Mesmo não sendo um evento deliberativo, queremos tirar importantes reflexões sobre as temáticas, a fim de produzir um documento final que ajude a subsidiar futuras discussões. O que estaremos debatendo tem a ver com todo o ANDES-SN, e não somente com as regionais envolvidas”, diz a 2ª vice-presidente da Regional Leste do Sindicato Nacional.

 Acesse aqui a programação do Encontro.

 

 

Fonte: Andes - SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail