27/11/2015
Atualizada: 27/11/2015 00:00:00


O ANDES-SN realizará, nos dias 4 e 5 de dezembro, os encontros das regionais Nordeste II e III nas cidades de Serra Talhada (PE) e São Cristóvão (SE), respectivamente.  

O 6º Encontro Regional Norte II do ANDES-SN terá como tema “Organização sindical e multicampia” e ocorrerá no Hotel das Palmeiras, localizado na BR-232, Km 416. A abertura será sexta feira (4), às 20h, com a palestra de Claudia March, secretária geral do ANDES-SN. Já no sábado (5), a partir das 9h, haverá debates com as seções sindicais da região.

Rejane Dias da Silva, diretora da Regional Nordeste II do ANDES-SN, explica que a escolha do tema para este encontro é decorrente dos anseios da base, que sinalizou, no último encontro da regional, as dificuldades da organização sindical na multicampia. “Essa temática esta borbulhando na base, é uma questão latente. A maioria das seções encontram dificuldades em operacionalizar com a multicampia. Por isso, precisamos debater e repensar a organização da base que teve um aumento significativo nos últimos anos”, disse.

Já em Sergipe, na mesma data, ocorrerá o 50º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN com o tema “Previdência e Carreira: o desmonte da universidade pública”, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A abertura do encontro será às 18h com Gean Santana, 1° vice-presidente da regional. Logo após, será realizada a mesa “Previdência e crise fiscal”, com a participação dos professores Edimilson Silva Costa e José Menezes Gomes ambos da Universidade Federal de Alagoas.

No sábado, a mesa será sobre “Carreira docente e precarização”, com Amauri Fragoso, 1° tesoureiro do ANDES-SN, e Cristiano Ferraz, da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb - Seção Sindical do ANDES-SN). Após o debate, haverá a plenária de encerramento.

Tiago Leandro da Cruz, 2° vice-presidente da Regional Nordeste III do Sindicato Nacional, explica que o encontro será importante para preparar os docentes aos embates nos espaços de trabalho e na construção e fortalecimento da luta dos docentes. “O governo federal, junto com o Congresso Nacional, tem orquestrado o desmonte da universidade pública, na perspectiva privatista e de mercantilização, com o desmonte da concepção pública. E com relação à previdência, o último ataque se deu com a obrigação adesão automática ao Funpresp - fundo de pensão privado”, disse.

Fonte: Andes - SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail