18/10/2016
Atualizada: 18/10/2016 00:00:00


Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ocupam prédios da instituição de ensino, contra a reforma do ensino médio, a lei da mordaça e contra a PEC 241, que visa o congelamento em investimentos na educação e serviços públicos por 20 anos. O Ifal de Satuba, Santana do Ipanema e Marechal Deodoro e uma escola estadual de Arapiraca já estão ocupados com cerca de 500 estudantes.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) é solidária a luta dos estudantes. A entidade já contribuiu com doação de alimentos para a ocupação e passa a abrir uma campanha de arrecadação. Os alimentos estão sendo recolhidos na sede da Associação, no bairro do Farol e na subsede, no prédio do Centro de Interesse Comunitário, na Ufal. Está sendo solicitado pelos estudantes alimentos e materiais de higiene pessoal.

“Neste sábado [15] já foi entregue no Campus Satuba. Durante a semana faremos outras visitas para entrega de novas doações. Contamos com a solidariedade junto aos estudantes que lutam contra o governo Temer, a PEC 241 e a reforma do ensino médio”, salientou Carlos Müller, diretor de política sindical da Adufal.

O estudante Pedro Mendes, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) em Alagoas, fala sobre a luta. “As ocupações têm cumprido um grande papel na luta contra os retrocessos do governo Temer. A cada minuto o número de ocupações cresce e a necessidade de garantir a existência delas iminente, por isso reforçamos a importância das doações de alimentos e materiais de higiene pessoal, para que possamos continuar  ocupando e denunciando ao mundo os retrocesso desse governo golpista”, falou o estudante.

O primeiro prédio do Ifal a ser ocupado foi o de Satuba, no dia 10 deste mês. Em seguida o de Santana do Ipanema, no dia 14; a escola estadual de Arapiraca no dia 17 e o Ifal de Marechal Deodoro no dia 19. Em todo o Brasil, já são mais de 800 escolas ocupadas. 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail