19/10/2016
Atualizada: 19/10/2016 00:00:00


Dando continuidade ao ciclo de debates para discutir com a categoria os desafios da carreira e a necessidade de organização para barrar as retiradas de direitos do governo Temer, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou na noite da última segunda-feira (17), o debate sobre ‘Os Desafios da Docência na Conjuntura‘. A atividade aconteceu no Campus Arapiraca da Ufal, no auditório da universidade.

Estiveram presentes no debate, Além da Adufal, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (Sinduneal) e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal).

Na última semana, foi Dia do Professor, e a categoria sofreu uma derrota na câmara dos deputados, com a aprovação da PEC 241/16, que congela os investimentos públicos, por 20 anos. Diante deste cenário desafiador, a Adufal busca realizar ações para a construção de uma unidade entre as demais áreas da educação no estado de Alagoas.

O presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos, falou sobre a importância da atividade. "Acho muito importante essa integração, porque entramos em contato com as pessoas que estão em formação. Colocamos principalmente em debate a realidade da educação, não só aqui em Alagoas, mas no Brasil e no mundo. Falamos de assuntos como a privatização, desvalorização e precarização dos professores. E, é um momento importante para debatermos a realidade dos professores na rede pública e privada".

Na última quinta (13), o debate aconteceu no Campus A.C Simões, no auditório da Reitoria. A professora Sandra Lira destacou a importância destes encontros na universidade.

“Foi um momento muito importante de unidade em torno da defesa da educação enquanto direito, enquanto bem público. Discutimos a carreira docente, os problemas, os impactos que a PEC 241 e o PL 257 trazem para os profissionais da educação. E, começamos a construir uma resistência política mais ampla, porque vamos ter que fazer uma defesa de um coletivo mais amplo”. 

Acho muito importante está integração, porque entramos em contato com as pessoas que estão em formação. Colocamos principalmente em debate a realidade da educação, não só aqui em Alagoas, mas no Brasil e no mundo. Falamos de assuntos como a privatização, desvalorização e precarização dos professores. E é um momento importante para debatermos a realidade dos professores na rede pública e privada 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail