24/11/2016
Atualizada: 24/11/2016 00:00:00


Diretores da Associação dos Docentes da Universidade Federal (Adufal) visitaram as ocupações dos estudantes da Ufal levando mantimentos e construindo a unidade para barrar os retrocessos na educação e nos serviços públicos. Todos os polos do interior onde há ocupações foram visitados, e em cada canto do estado o sentimento era o mesmo: resistir na luta para garantir os direitos sociais.

A caravana da Adufal percorreu os campi da Universidade em Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios. A calorosa recepção dos(as) estudantes mostrou a organização da comunidade acadêmica e fortaleceu a unidade entre docentes e estudantes para enfrentar a onda de ataques do governo Temer sobre as conquistas sociais. 

O apoio da entidade às ocupações foi aprovado em Assembleia, pelos docentes. De acordo com os estudantes, a caravana às ocupações do interior simboliza a solidiaridade dos professores à luta do movimento estudantil.  

O estudante de Engenharia de Pesca, da Ufal de Penedo, Marivaldo Leandro destacou a importância desta construção coletiva. “Foi muito boa essa visita porque mostra que a gente não está só. Ficamos muito felizes com a vinda da Adufal aqui na nossa ocupação, pois além da doação de alimentos, que é indispensável, nós também precisamos estar unidos para que o movimento não enfraqueça”.

Durante as visitas, houve rodas de debates para reforçar a importância de continuar lutando contra a PEC 55 (antiga PEC 241) e as medidas do governo federal que tendem a prejudicar o funcionamento das universidades públicas. “Os estudantes estão de parabéns pela organização. Sem sombra de dúvidas, é fundamental que haja essa luta, pois se essas medidas forem aprovadas uns dos mais afetados serão os estudantes do interior. Nós da Adufal reafirmamos o nosso compromisso de lutar pelos direitos trabalhistas e pela garantia dos serviços públicos de qualidade”, enfatizou Jorge Eduardo, secretário geral da Adufal.

Na oportunidade, foi ofertada a possibilidade dos(as) estudantes irem à Brasília para reforçar as mobilizações contra a PEC. No dia da votação da PEC no Senado (dia 29 de novembro) vai acontecer o ato ‘Ocupa Brasília’ e a Adufal levará os(as) docentes da Ufal para essa grande manifestação. As vagas do ônibus que não forem ocupadas pelos professores serão disponibilizadas para os(as) estudantes das ocupações da Ufal. (SAIBA MAIS). 

A Adufal também está com pontos de arrecadações de alimentos para continuar com as doações de mantimentos às ocupações da Ufal. A entidade solicita que os docentes levem alimentos para a Assembleia Geral, que acontecerá no próximo dia 28 e para a festa de confraternização dos docentes. É sugerido que sejam priorizados alimentos que tenham proteina. 

Fonte: Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail