22/02/2017
Atualizada: 22/02/2017 00:00:00


Diversas entidades de movimentos sociais populares de Alagoas participaram da criação do Fórum Alagoano em Defesa da Previdência Social. A iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Alagoas tem o objetivo de organizar as lutas no Estado contra aprovação da PEC 287 e enfrentar os abusos contra os direitos sociais contidos na Reforma da Previdência.

A atividade aconteceu na noite desta segunda-feira (20), na sede da OAB em Jacarecica e contou com a participação de mais de vinte entidades.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) é uma das entidades que compõe o Fórum. Junto as demais organizações, a Adufal irá somar-se as agendas de lutas com intuito de dialogar com a população sobre o conteúdo danoso da PEC e desenvolver táticas que possam barrar a aprovação desta medida.

Segundo a presidenta da Adufal, Ana Vergne, o espaço chamou atenção também para a necessidade de superar o divisionismo "partidário" que ainda marca a luta do povo, enfatizando a importância de caminhar em torno das pautas que unam a classe trabalhadora.                       

“Algumas falas chamaram atenção para a necessidade de estabelecer diálogo com a sociedade de maneira ampla. Mobilizar as pessoas e envolve-las nesta luta, tratando dos impactos causados pela Reforma da Previdência, como o ‘fim’ da aposentadoria”, destacou.  

Os posicionamentos apresentados pelos militantes presentes resaltaram o quão será danoso para o povo a aprovação da PEC 287, configurando-se como um golpe parlamentar sobre os direitos conquistados arduamente.

Entre as atividades de destaque, aprovadas em reunião, está o calendário de lutas que inicia-se no dia 08 de março, com um ato em defesa dos direitos das mulheres, no Centro de Maceió. Já no dia 15 de março acontecerá uma paralisação nacional e no dia 24 de março, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Além disto, foi decidido a ampliação da pressão popular sobre os parlamentares, com debates, audiências públicas, confecções de materiais gráficos de agitação e propaganda. Também foi destacado a necessidade de envolver os municípios nesta tarefa. 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail