14/10/2017
Atualizada: 14/10/2017 00:00:00


"Como educadoras e educadores não podemos nos eximir de responsabilidade na questão fundamental da democracia brasileira e de como participar na busca de seu aperfeiçoamento. Como educadoras e educadores somos políticos, fazemos política ao fazer educação. E se sonhamos com a democracia, que lutemos, dia e noite, por uma escola [e por uma educação/Universidade] em que falemos aos e com os educandos para que, ouvindo-os possamos ser por eles ouvidos também."  (FREIRE, 1997, p. 92)¹ 

A Adufal, nesse dia 15 de outubro, Dia do/a professor/a, vem saudar a todos/as os/as associados e associadas, pelo importante papel que desempenham na sociedade, contribuindo com a formação humana e profissional de tantas gerações de estudantes da Ufal. Colaborar com a construção do conhecimento, na produção de ciência e tecnologia, é deixar nossa marca no processo mais amplo de desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país e exige o comprometer-se com as pessoas que ajudamos a formar!

O ser professor/a é uma escolha e trajetória profissional que nos impõe grandes desafios. Os tempos que vivemos são tempos difíceis, de recrudescimento das forças conservadoras (no Estado, no Brasil e no mundo), o que pode ser verificado nos ataques a nossa liberdade de ensinar e na tentativa de esvaziamento dos percursos formativos dos filhos e filhas da classe trabalhadora (materializados com a Lei da Mordaça e a aprovação da Reforma do Ensino Médio), o que atenta contra o sentido político do nosso fazer pedagógico! Desde o golpe ocorrido em 2016, temos sofrido, mais intensamente, com o corte nos investimentos nas Universidades públicas e nos serviços públicos, elementos que compõem um amplo cenário de retirada de direitos. O horizonte que se desenha para o desenvolvimento do nosso trabalho é extremamente desafiador. Ter consciência da importância desse trabalho para a sociedade alagoana, deve ser nossa maior motivação! Vivemos o processo de crescimento e expansão das Universidades, vivemos o processo de maior democratização do acesso às Universidades, para uma juventude que lutou historicamente pelo direito de acesso ao ensino superior público e de qualidade. Precisamos continuar firmes na luta, em defesa destas e de tantas conquistas importantes para a classe trabalhadora no Brasil. Este ano o estado de Alagoas faz 200 anos e, se há motivos para celebrar nossa história, há ainda muitos motivos que nos exigem persistência na luta por mais justiça social. Somos fundamentais nessa luta!

A Adufal, reconhecendo a importante função social que desempenhamos, deseja a todos e todas os/as professores/as um dia 15 de outubro que anime e reafirme nosso compromisso com as mudanças que todo processo educativo precisa ajudar a realizar, fortalecendo as relações democráticas, sem as quais não se constrói sujeitos autônomos e críticos.

Parabéns professores/as! Continuemos firmes na luta! 

Diretoria da ADUFAL

 

¹FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d‘água, 1997.

Fonte: Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail