05/12/2017
Atualizada: 05/12/2017 00:00:00

Ascom Adufal

Na manhã desta terça (5), os movimentos sociais populares realizaram diversas paralisações e manifestações públicas em todo o Brasil, em defesa da aposentadoria. Em Maceió, trabalhadores/as do campo e da cidade marcharam no Centro da capital, com bandeiras, faixas e gritos de ordem, construindo a unidade contra as medidas do governo golpista.

A concentração aconteceu na Praça Sinimbu, às 9h. De lá os manifestes percorreram a rua do Sol, descendo a ladeira dos Martírios, seguindo pela rua do Comércio, com o apoio da população. Esta atividade foi organizada nacionalmente pelas Centrais Sindicais. Aqui em Alagoas a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e Fórum em Defesa da Previdência protagonizaram a atividade, junto com suas respectivas organizações que a compõe.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) é uma das entidades que faz frente a luta em defesa dos direitos. A posição da entidade é atuar em unidade com diversos segmentos que lutam pelo fora Temer, em defesa dos direitos e pelas eleições diretas. A Associação participa da Frente Brasil Popular e do Fórum em Defesa da Previdência.  

Vale destacar que a PEC 287 (Reforma da Previdência) trata de mudanças de regras que vão restringir a concessão do benefício e até acabar com o acesso à aposentadoria de milhões de trabalhadores/as. Tudo isso com o argumento falacioso de que existe déficit na Previdência, o que já foi desmentido por especialistas.

A votação estava programada para acontecer nesta terça-feira (6), mas com a pressão popular e a difícil correlação de forças na Câmara, ela foi adiada, ainda sem data definida. Mesmo assim, o presidente da Casa, o dep. Rodrigo Maia (DEM) pretende colocar em votação ainda este ano.

De acordo com a Frente Brasil Popular, a decisão de adiar a votação é uma vitória do movimento sindical e social, por isso mesmo devemos ampliar a mobilização, agitação e diálogo com a sociedade brasileira. A Adufal reitera essa afirmação, acreditando que só com povo unido e nas ruas mobilizados conseguiremos derrotar a reforma da previdência e garantir aposentadoria digna para todas e todos brasileiros.

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail