02/07/2013
Atualizada: 02/07/2013 00:00:00
Realizado no último sábado (29), o II Encontro Preparatório ao III Encontro Nacional de Comunicação do Andes-SN reuniu representantes das Seções Sindicais de norte ao sul do país em Fortaleza (CE), a fim de discutir e avaliar a implementação do Plano de Comunicação do Sindicato Nacional e a importância da democratização da comunicação. A programação foi realizada concomitante ao Encontro da Regional Nordeste I do Andes-SN.
Docentes e jornalistas de Seções Sindicais estiveram presentes no II Encontro, coordenado pelos diretores encarregados de dirigir o Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes do Andes-SN (GTCA). Na ocasião, em conjunto com a Diretoria da Regional Nordeste I, houve o lançamento regional das duas últimas publicações do Andes-SN: o Caderno 2 – 4ª Edição Atualizada e Revisada 2013 – e a Revista Dossiê Nacional 3: Precarização das Condições de Trabalho I.
Durante o painel “A democratização da comunicação e o marco regulatório no Brasil, o 1º vice-presidente do Andes-SN e um dos coordenadores do GTCA, Luiz Henrique Schuch, destacou a plataforma e as estratégias aprovadas no 32º Congresso do Andes-SN em março deste ano para atuação do Sindicato Nacional na disputa pela democratização das comunicações, além das articulações desencadeadas no primeiro semestre de 2013 e a proposta da Diretoria em apoio ao projeto de Lei de Iniciativa Popular incluída no Caderno de Textos preparatório ao 58º Conad, a ser realizado entre 18 e 21 de julho, em Santa Maria (RS).
Os participantes ressaltaram a importância das iniciativas do Andes-SN, a partir dos debates ocorridos no GTCA sobre a democratização das comunicações no país, e de ampliar a divulgação para estimular que as Seções Sindicais entrem na campanha a favor do projeto de iniciativa popular sobre a democratização, além de sugerirem a distribuição do texto do projeto de lei para as seções.
Também foi destacada a importância de se reforçar a articulação política no âmbito do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e com as entidades ligadas à comunicação relacionadas a esta questão, e de buscar a mobilização de outros setores da sociedade na luta pela definição de um marco regulatório que democratize os meios de comunicação no Brasil a partir da plataforma aprovada no 32º Congresso do Andes-SN.
O grupo avaliou ainda que a cobertura da greve nacional dos docentes das IFE em 2012, com duração de mais de quatro meses, e as recentes mobilizações populares que têm tomado às ruas de todo o país – foram duas experiências de luta das quais o Andes-SN emblemáticas da falta de democratização das comunicações no Brasil. Para os docentes, é importante aproveitar o atual momento político, em que todas as manifestações de rua têm questionado os veículos tradicionais de comunicação.
Comunicação no Andes-SN e nas Seções Sindicais
O Plano Geral de Comunicação do Andes-SN, aprovado no 30º Congresso do Sindicato Nacional, também pautou as discussões do grupo, após apresentação das iniciativas desencadeadas após sua aprovação e do resultado da pesquisa realizada junto às Seções Sindicais.
A importância da mobilização a fim de estimular a participação das Seções Sindicais no III Encontro Preparatório, a ser realizado no próximo final de semana, nos dias 5 e 6 de julho, em Niterói (RJ), além da possibilidade de realização de um quarto encontro e criar outras vias de participação, antecedendo a edição nacional, foi apontada pelos presentes, que também fizeram uma avaliação sobre a relação e integração entre os jornalistas da Imprensa do Andes-SN e das Seções Sindicais e sobre o trabalho desempenhado pelas equipes. O repositório de materiais jornalísticos foi citado como uma ferramenta que poderá contribuir para aperfeiçoar o desempenho das atividades, principalmente as realizadas em conjunto.
Entre outras questões, a dificuldade na distribuição das publicações nacionais, considerando a localização geográfica das seções e o alto custo de transporte, a adaptação à nova identidade visual pelas Seções Sindicais e a necessidade de se buscar o comprometimento dos dirigentes e da militância com a comunicação também foram aspectos elencados pelos participantes.