03/07/2013
Atualizada: 03/07/2013 00:00:00

O CDS-PP possui 24 representantes, sendo a terceira maior bancada, atrás do PSD e do PS (Partido Socialista, centro-esquerda), legenda de maioria na oposição, com 74 membros. Os demais partidos representados no Congresso são de esquerda, e fazem oposição ferrenha ao atual governo. São eles: PCP (Partido Comunista Português), com 14 deputados, BE (Bloco de Esquerda), com oito, e PEV (Partido Ecologista – Os Verdes), com dois.
Em comunicado enviado à imprensa logo após anunciar sua demissão, Portas disse ter deixado o governo após discordar da nomeação de Maria Luís Albuquerque para assumir o Ministério das Finanças, em substituição a Vítor Gaspar. Uma escolha que, para ele, representava a continuidade da política econômica, a qual ele discorda.
"A escolha feita pelo primeiro-ministro teria, por isso, de ser especialmente cuidadosa e consensual (...) Expressei este ponto de vista ao primeiro-ministro, que, ainda assim, confirmou a sua escolha. Em consequência, e tendo em atenção a importância decisiva do Ministério das Finanças, ficar no governo seria um ato de dissimulação. Não é politicamente sustentável, nem é pessoalmente exigível", disse Portas.
“Ao longo destes dois anos protegi até ao limite das minhas forças o valor da estabilidade. Porém, a forma como, reiteradamente, as decisões são tomadas no governo torna, efetivamente, dispensável o meu contributo”.
Segundo o jornal Público, a demissão de Portas apanhou de surpresa a maioria dos dirigentes do CDS-PP, mesmo os colaboradores mais próximos do ex-ministro.
Portas também era explicitamente contra a adoção de medidas de austeridade fiscal exigidas pelo grupo de credores conhecido como troika (formado por Comissão Europeia, fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu), que fornecem empréstimos para que o país consiga administrar sua bilionária dívida pública. Essas medidas, que incluem cortes de gastos públicos, altos impostos e resultaram em índices elevados de desemprego e recessão econômica, provocam protestos e greves por todo o país.